3 dicas para proteger seu cachorro durante fogos de artifício

Primeiro passo é fornecer um ambiente seguro para o seu cachorro. Sentir-se sozinho pode piorar os sintomas. Confira dicas em nossa matéria.

O Réveillon está chegando e nós bem sabemos o que isso significa para os nossos pets: um completo e intenso terror. Os fogos de artifício são sentidos de maneira diferente por gatos e cachorros devido à audição aguçada dos animais, o que acende um sinal de alerta aos tutores.

continua depois da publicidade

Inúmeros vídeos em redes sociais mostram as consequências dos barulhos estridentes nos ouvidos dos pets. Os sintomas podem incluir tremores, latidos excessivos, tentativas de fuga, respiração acelerada e, em casos extremos, até mesmo agressividade.

A ansiedade pode persistir mesmo após o término dos fogos, afetando o comportamento por dias. Inclusive, a exposição constante aos ruídos pode ter impactos significativos na saúde mental de cães e gatos, ocasionando estresse crônico, fobias e distúrbios alimentares.

Leia também

Por isso, os tutores precisam encontrar maneiras estratégicas de minizar os efeitos sentidos pelos bichanos e doguinhos. Elencamos algumas dicas que podem te ajudar durante a véspera de Ano Novo e o próprio Réveillon. Não se esqueça de dar muito amor e carinho ao seu pet.

continua depois da publicidade

Como amenizar os efeitos dos fogos de artifício em cachorros e gatos?

1. Ambiente seguro

Antes do início dos fogos de artifício, crie um espaço seguro em casa onde seu pet possa se refugiar. Isso pode ser uma área interna com camas confortáveis, brinquedos familiares e cobertores. Ah, e mantenha as cortinas fechadas para minimizar os flashes de luz.

Se possível, adicione uma peça de roupa com o seu cheiro para confortá-lo. Além do próprio ambiente, pense em formas de abafar o barulho. Crie uma atmosfera de sons relaxantes em casa a partir de músicas suaves e ruídos brandos.

Esses sons podem ajudar a mascarar os ruídos dos fogos e proporcionar um conforto adicional quando a ansiedade apertar.

2. Esteja ao lado dele e pratique alguns exercícios antes dos fogos

Ficar sozinho durante eventos com fogos de artifício pode intensificar a ansiedade. Se possível, esteja ao lado dele durante os momentos mais complicados e delicados. Sua presença proporciona segurança e tranquilidade que o pet precisará para se sentir realmente confortável.

continua depois da publicidade

Se precisar sair, planeje voltar para casa antes do início dos fogos ou peça a um amigo ou vizinho de confiança para cuidar dele. Uma coisa que também vale a pena é brincar com o seu pet antes dos barulhos realmente começarem. Passeios longos e pega-pega são boas pedidas.

3. Avalie comprar alguns produtos calmantes

Existem vários itens no mercado projetados especificamente para acalmar cães e gatos durante eventos estressantes. Produtos como coletes anti-ansiedade, difusores de feromônios e suplementos calmantes podem ajudar a reduzir os sintomas.

Consulte sempre um veterinário para orientação sobre qual opção pode ser mais adequada para o seu amigo de quatro patas.

Medida a ser feita após o Réveillon

Se a ansiedade do seu cachorro ou gato durante fogos de artifício for severa, considere consultar o veterinário. Em alguns casos, pode ser apropriado prescrever medicamentos ou estratégias específicas para lidar com a ansiedade extrema.

continua depois da publicidade

O veterinário poderá fornecer orientações personalizadas com base nas necessidades específicas do seu cão ou gato.

Leia também

Concursos em sua
cidade