Para algumas pessoas, realizar a tarefa doméstica de lavar as roupas da semana é um desafio e tanto, até porque entre colocar na máquina de lavar, estender, recolher, dobrar e guardar são muitas horas gastas. Neste contexto, não há nada pior do que ver que a roupa ficou danificada no processo, mas felizmente, existem 3 dicas para evitar bolinhas nas roupas na hora de lavar.
No geral, as bolinhas nas roupas são mais comuns em tecidos sintéticos, como o nylon, acrílico e poliéster. Isso acontece porque as fibras e tramas desses materiais são mais abertas, o que facilita o atrito entre os fios e o surgimento das indesejáveis bolinhas. Saiba mais informações a seguir e aprenda como combater esse mal doméstico:
3 dicas para que suas roupas nunca mais tenham bolinhas depois de lavar
1. Lave as roupas do avesso
Para que as bolinhas não apareçam nos tecidos depois da lavagem, o ideal é que você as coloque do avesso dentro da máquina de lavar. Dessa maneira, ainda que o atrito ocorra, as bolinhas que eventualmente surgirem vão ficar na parte interna da peça. Assim, não estarão expostas no momento que você for vestir.
2. Seque com cuidado
Comumente, as secadoras e as máquinas de lavar com a função de centrifugação possuem uma potência que acaba causando atrito excessivo entre os fios das roupas. Sendo assim, a recomendação é usar ciclos mais curtos ou reduzir a força no menu de configuração do aparelho. Opte também por secar em temperaturas mais baixas.
A depender da peça, caso seja mais delicada, por exemplo, é melhor estendê-la no varal sem passar por essas etapas. Você pode optar por torcer a roupa antes de colocá-la para secar sob o sol.
3. Use os métodos certos
Cada peça de roupa possui uma descrição específica a respeito da forma com que devem ser lavadas, pois algumas não podem ir para a máquina de lavar ou ser expostas ao sol. Portanto, leia essas instruções antes de limpar.