O estudo é uma atividade que requer muita atenção e planejamento. Os estudantes precisam manter o foco e organizar suas rotinas, de modo que a hora dos estudos seja proveitosa e o estudante não sinta sono durante uma sessão.
A falta de ânimo ao iniciar uma rotina de aprendizado é normal, e o estudo requer perseverança e atenção. Assim, somente com o tempo é que as rotinas de estudo começam a produzir efeitos e para isso os estudantes devem seguir à risca o planejamento.
O sono na hora do estudo é algo normal, mas também é um fator que atrapalha os estudantes a alcançarem os seus objetivos. Por isso, confira a seguir 3 dicas infalíveis para o estudante não ficar com sono na hora dos estudos.
3 dicas infalíveis para combater o sono durante os estudos
O estudo é uma atividade solitária e por isso requer bastante atenção do estudante, para que motivos externos não acabem atrapalhando o andamento dos estudos. Durante a hora de se concentrar no conteúdo, muitos estudantes acusam o sono como grande vilão para o êxito de uma rotina assim.
Sentir sono durante a hora dos estudos pode ser um sinal do corpo a dizer que algo não funciona com clareza e de maneira correta. Isso porque o ser humano necessita de 7 a 8 horas de sono diariamente, para se sentir descansado e disposto durante o dia.
Nesse sentido, o sono é um elemento de extrema importância para o corpo e para a mente, consequentemente, também importante para os estudos. Isso porque uma boa noite de sono garante mais concentração e mais memória para fixar os conteúdos estudados.
A fim de solucionar alguns problemas dos vários estudantes brasileiros que estão em busca de um diploma, uma aprovação em concurso ou qualquer outra coisa relacionada, elencamos 3 dicas infalíveis para não ficar com sono na hora dos estudos. Confira:
1 – Tenha uma boa noite de sono
A dica mais importante para evitar o sono durante a hora dos estudos é dormir. Por isso é recomendado que o estudante se proponha a cumprir uma rotina de sono, a fim de descansar as horas recomendadas de sono (entre 7 e 8 horas por dia).
Além disso, para dormir melhor é necessário abandonar aparelhos eletrônicos ou qualquer outra fonte de distração ao se aproximar da hora de dormir. Por isso, faz-se necessário a criação de uma higiene do sono, com alternativas que permitam a regulação do sono e um corpo descansado para o estudo e compreensão do conteúdo.
2 – Adéque o lugar escolhido para o estudo
Ter o seu lugar para o estudo é um ponto muito importante para o êxito durante essa jornada. Portanto, procure um lugar aconchegante e que permita o desenvolvimento do estudo com tranquilidade. Nesse sentido, dê preferência a lugares em que você possa ficar sozinho, apenas em contato com as matérias a serem estudadas.
Outro elemento a ser observado para não sentir sono durante os estudos é observar a iluminação do local escolhido para estudar. O local deve ser claro e arejado, pois o cérebro entende a luz clara como o dia e se mantém ativo para absorver o conteúdo.
3 – Faça pausas regulares
O cérebro humano não está preparado para se manter focado em uma mesma atividade por muitas horas seguidas. Por isso é extremamente importante que o estudante faça pausas regulares, a fim de manter o cérebro ativo e oxigenado, capaz de absorver conteúdos com mais eficiência.
Permanecer por muito tempo em uma mesma matéria ou apostila faz com que o estudante acabe perdendo o interesse no que está sendo passado e, com isso, a qualidade do estudo cai. Portanto, procure fazer pausas de hora em hora por 20 minutos no máximo, para esticar as pernas ou respirar um pouco despreocupado.