Os genes são segmentos específicos de DNA que contêm instruções para a produção de proteínas, as quais auxiliam no funcionamento e desenvolvimento do corpo. Essas proteínas, por sua vez, influenciam as características fenotípicas.
Como assim? São aquelas que podemos observar, como a cor do cabelo, altura e tipo sanguíneo. A teoria da herança mendeliana, proposta por Gregor Mendel no século XIX, moldou a nossa compreensão moderna da herança genética.
Mendel conduziu experimentos com ervilhas, observando características como a cor e textura da semente, revelando padrões de herança que ainda são fundamentais hoje. Em um nível básico, herdamos dois conjuntos de cromossomos, um de cada genitor.
Cada cromossomo contém genes específicos que carregam informações genéticas. A combinação desses genes, provenientes de ambos os pais, constrói a nossa constituição genética única. Interessante, não é?
Mas e se eu te contar que existem algumas características específicas que podem ser diretamente herdadas de nossas mães? Vamos discorrer sobre o assunto a partir de estudos científicos noticiadas pela Reader’s Digest (RD) e que já foram publicados em anos anteriores.
Aproveite a visita em nosso site e não deixe de explorar outros conteúdos que já postamos. Além de curiosidades gerais e ciência, também cobrimos pautas com dicas de estudo, métodos de aprendizagem, economia, tecnologia e notícias de concursos abertos no país.
Características que podem ser herdadas de sua mãe, segundo a ciência
1. Sua capacidade de manter o foco
Caso a sua mãe tenha baixos níveis de serotonina, que é uma substância química cerebral ligada ao humor, você pode desenvolver hiperatividade com mais frequência do que as demais pessoas. O estudo sobre o tema foi publicado na JAMA Psychiatry.
O que isso quer dizer em linhas gerais? Os genes, transmitidos de mãe para filho, parecem influenciar sua capacidade de concentração.
2. Linhas de expressão
Conforme o portal RD, a forma como envelhecemos é, de certa maneira, determinada pelo acúmulo de danos ao DNA mitocondrial durante sua vida – e isso parte especificamente dos genes que você só recebe de sua mãe.
Alguns fatores ambientais e externos contribuem para esse processo, como exposição exagerada ao sol sem o uso de protetor, tabagismo e dietas não tão saudáveis. Mas alguns danos nas paredes celulares podem ser herdados de sua mãe, conforme estudo da Revista Nature.
Quanto mais DNA mitocondrial com mutações você herdar de sua figura materna, mais rápido você envelhece. Por sua vez, ele aparecerá com mais frequência em características específicas, a exemplo de rugas e cabelos grisalhos. Por essa você não esperava.
3. Memória
Sabemos que o histórico familiar aumenta o risco de doenças relacionadas à perda de memória, correto? Mas, conforme estudo publicado na Biological Psychiatry, a incidência está intimamente ligada com a herança genética de nossas mães.
É válido verificar o histórico dela para que você comece a tomar algumas medidas a fim de proteger a saúde do seu cérebro. De qualquer maneira, todas as pessoas devem realizar exames periódicos para verificar como anda o funcionamento de nosso corpo.
A consulta médica é extremamente importante para entender a sua própria saúde, sendo que ela se torna insubistituível em todos os aspectos. Então, não é só porque sua mãe teve problemas de memória que você necessariamente terá a mesma coisa.
Tudo depende do contexto e da forma com que seu corpo lidar com os fatores biológicos e genéticos.