25 palavras estranhas da Língua Portuguesa e seus significados

Você já viu alguma dessas palavras estranhas da Língua Portuguesa? Se sim, sabe quais são seus significados? Descubra hoje alguns desses termos.

Ao longo da vida, você com certeza já se deparou com uma ou outra palavra estranha da Língua Portuguesa, seja na escola, na faculdade, no trabalho ou apenas em seu cotidiano. Apesar da norma culta não apresentar muitas surpresas na rotina dos brasileiros, o português ainda é vasto o suficiente para causar algumas estranhezas entre aqueles que falam a língua, principalmente quando se trata de seu vocabulário extenso.

continua depois da publicidade

Mesmo que surjam cada vez menos no dia a dia de seus falantes, determinadas palavras do português são consideradas não apenas estranhas, mas também complicadas, de difícil compreensão não apenas para quem deseja aprender a língua, mas também para seus nativos. A lista é certamente variada: existem termos que não são fáceis de entender, escrever, pronunciar, traduzir, e muito mais.

Mesmo que a classificação seja feita por conceitos vagos e imprecisos, é fato que certas palavras podem ser confusas e esquisitas de forma geral. Contudo, é preciso levar em consideração dois fatores: a pouca utilização da palavra e o conhecimento gramatical necessário para pronunciá-la ou escrevê-la. Para entender melhor sobre isso, confira hoje algumas palavras estranhas da Língua Portuguesa e seus significados.

Leia também

25 palavras estranhas do Português e seus significados

O português possui cerca de 435 mil palavras com significados no dicionário. Dentre elas, estão aquelas que não são de uso frequente no cotidiano, sendo mais fáceis de encontrar na norma culta. Esse é o caso de alguns dos termos estranhos abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Ancila: algo que serve de subsídio ou auxílio a outra coisa. Exemplo: A filosofia era a ancila da teologia.
  2. Alvíssaras: expressão de alegria ao receber uma notícia. Exemplo: Ficou em alvíssaras ao receber a notícia.
  3. Bambaré: confusão de vozes, desordem ruidosa, algazarra. Exemplo: Um bambaré sem fim que não permitia que ninguém dormisse.
  4. Cutirreação: reação da pele a uma determinada substância. Exemplo: O remédio causou uma cutirreação.
  5. Cancrívoro: que se alimenta de caranguejos. Exemplo: O que serviremos ao seu amigo cancrívoro se não há caranguejos?
  6. Dipsomania: impulso que leva uma pessoa a ingerir grande quantidade de bebidas alcoólicas. Exemplo: A dipsomania é um perigo para quem está rodeado de garrafas.
  7. Dromomania: mania mórbida de vaguear, ter vida errante. Exemplo: Uma dromomania que o tomava sempre que adentrava seu lar;
  8. Esputação: o mesmo que cuspir. Exemplo: Tente não esputar ao falar sua parte.
  9. Feticídio: aborto provocado. Exemplo: Ela foi julgada por feticídio.
  10. Folipo: ruga em roupa malfeita. Exemplo: A costura formou um folipo perto da manga da camisa.
  11. Graçolar: dizer brincadeiras, graçolas. Exemplo: Graçolava junto aos filhos quando estava em casa.
  12. Hebdomadário: algo de caráter semanal. Exemplo: As reuniões de fechamento são o estresse hebdomadário dos funcionários.
  13. Idiossincrasia: característica particular da personalidade ou temperamento de uma pessoa ou grupo. Exemplo: Possuía as mais terríveis idiossincrasias e não se livrava de nenhuma delas.
  14. Juvenilizante: que rejuvenesce. Exemplo: É um produto com caráter juvenilizante.
  15. Licnomancia: método de adivinhação por meio de lâmpadas. Exemplo: A licnomancia sequer é praticada hoje em dia.
  16. Manticostumes: aquilo que mantém ou conserva costumes. Exemplo: Certos preceitos religiosos ainda são os manticostumes mais fortes da Igreja.
  17. Odiento: que guarda ódio. Exemplo: João é odiento, estourado, incapaz de manter um diálogo civilizado com qualquer um.
  18. Putrefato: em estado de apodrecimento. Exemplo: O corpo putrefato foi encontrado dias depois do crime.
  19. Quintessência: primor, auge, máximo. Exemplo: Dizia certas coisas como se sua opinião fosse a quintessência da inteligência.
  20. Rufião: encrenqueiro, valentão. Exemplo: Lucas era o rufião da escola, sempre metido nas piores brigas.
  21. Sectário: intolerante, extremista, fanático. Exemplo: O prefeito possuía um discurso sectário, que muitos não conseguiam reconhecer.
  22. Taciturno: sombrio, obscuro. Exemplo: Possuía um ar taciturno, sempre de cara fechada.
  23. Urdidura: trama, intriga, enredo. Exemplo: A urdidura desse livro é o que fez com que ficasse tão popular.
  24. Vitupério: comportamento ofensivo. Exemplo: Está acostumado a responder a mãe com tais vitupérios.
  25. Xipófago: gêmeo unido ao irmão por alguma parte do corpo. Exemplo: Foi feita a separação do gêmeo xipófago com sucesso.
Leia também

Concursos em sua
cidade