A Língua Portuguesa pode ser um verdadeiro desafio até mesmo para os mais estudiosos do campo da linguística. Repleta de regras, exceções e com um vocabulário tão extenso, é comum encontrar obstáculos quando se trata de dominar o idioma, e no caminho, se deparar com palavras consideradas difíceis e até mesmo peculiares não é algo tão improvável. Saber seus significados, porém, já é outra batalha.
Mesmo que surjam cada vez menos no cotidiano de seus falantes, existe uma série de termos considerados complicados, tanto para quem está aprendendo a língua agora como para aqueles que possuem contato com ela desde a infância. A lista de palavras é variada, e inclui aquelas difíceis de entender, pronunciar, escrever, traduzir e mais.
Embora a classificação seja feita por conceitos vagos e imprecisos, ainda é essencial levar em consideração que estes termos são verdadeiramente confusos de um modo geral. Contudo, é preciso levar em consideração vários fatores, como a pouca utilização da palavra e o conhecimento necessário para escrevê-la e pronunciá-la.
Para entender melhor sobre isso, confira abaixo 25 palavras difíceis e cujos significados nem todo mundo conhece de primeira.
25 palavras difíceis que a maioria não conhece o significado
Existem cerca de 400 mil palavras no vocabulário da Língua Portuguesa, sem contar com suas flexões. Dentre esses termos, estão aqueles que não são utilizados com frequência no cotidiano, por terem caído em desuso ou apenas por serem complicados demais para que possam ser inseridos em uma série de contextos. Esse é o caso das palavras abaixo:
- Anticonstitucionalissimamente: algo oposto ou contrário à constituição, que segue o anticonstitucionalismo.
- Acrocefalossindactilia: anomalia caracterizada pela acrocefalia e sindactilia, que podem afetar o cérebro humano.
- Aeropiesotermoterápico: uso terapêutico de ar quente sob pressão para tratar alguns problemas específicos de saúde.
- Alvíssaras: expressão de alegria ao receber uma notícia.
- Balaústre: a coluna ornamentada utilizada em cercas.
- Cineangiocoronariográfico: termo que faz menção à cineangiocoronariografia, exame da Radiologia que permite a visualização das artérias que irrigam o coração.
- Dacriocistossiringotomia: procedimento da Oftalmologia a respeito de um tipo específico de incisão feita no saco lacrimal e no ducto lacrimal.
- Desconstitucionalização: possui relação com o ato de retirar um decreto da constituição.
- Fotocromometalográfico: processo fotomecânico de realização da metalografia, o estudo e descrição dos metais em cores.
- Graçolar: fazer brincadeiras, graçolas.
- Horrípilo: o mesmo que horripilante.
- Histerossalpingectomia: procedimento médico que consiste em retirar o útero e as trompas de Falópio após doença que afete os órgãos.
- Iconoclasta: que destrói imagens religiosas ou que contesta a veneração desses símbolos.
- Juvenilizante: que tem poder rejuvenescedor.
- Lúgubre: triste, sombrio, macabro ou fúnebre.
- Monosialotetraesosilgangliosideo: composto químico presente em medicamentos.
- Malsinar: ação de distorcer o sentido de algo, ou de revelar um segredo.
- Neófito: indivíduo principiante ou novato.
- Nupérrimo: que é muito recente, novo.
- Oftalmotorrinolaringologista: médico especializado em doenças que afetem os olhos, ouvidos, nariz e garganta.
- Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona: princípio ativo presente na fórmula de diversos fármacos, como o Baralgin, um analgésico e antipirético.
- Parassimpaticomimético: que possui relação a tudo aquilo com efeito semelhante ao da estimulação do sistema nervoso parassimpático, responsável pelo repouso do corpo.
- Pneumartrorradiografia: procedimento médico que consiste em introduzir oxigênio na cavidade articular, de modo que atue como contraste, para realizar um diagnóstico melhor.
- Quintessência: o auge, máximo, primor de algo.
- Sumidade: que se destaca por conta de sua erudição, inteligência.