23 palavras do nosso dia a dia que têm origem italiana

Não é só na culinária: a Itália marca sua influência no Brasil a partir de nosso próprio vocabulário. Conheça palavras que têm a sua origem italiana.

A nossa língua é cheia de nuances e complexidades que a tornam simplesmente linda de se falar. Muitos gringos demoram um pouco para entender as regras gramaticais - e ainda mais quando tentam desvendar as gírias que são usadas em diferentes regiões do Brasil.

continua depois da publicidade

Mas nós sabemos que inúmeras expressões foram combinadas a partir de outras culturas, especialmente na época de grande imigração que ocorreu por volta de 1850. Com isso, percebemos palavras que adotamos em nosso vocabulário, mas possuem origem em outros países.

É o caso da França, por exemplo, que trouxe termos como boné, sutiã e menu para a boca dos brasileiros, mas claro que adaptamos todas elas do nosso jeitinho. E quando estamos falando da Itália, também existe algum tipo de influência na cultura brasileira? A resposta é sim.

Podemos observar isso na culinária e, também, em técnicas diferentes de agricultura que passamos a aplicar com o passar do tempo. Por sua vez, a língua portuguesa também sofreu influências italianas, sendo "tchau" a mais comum de todas, que deriva do cumprimento "ciao".

continua depois da publicidade
Leia também

Pensando nisso, reunimos algumas palavras que usamos no dia a dia e trazem essa influência à moda dos italianos. Aproveite a visita no site e explore outros conteúdos que já publicamos por aqui, como dicas de estudo, pautas de ciência, notícias de concursos abertos e muito mais.

Palavras de origem italiana que usamos no dia a dia

Não há como negar: a gastronomia italiana é uma das mais apreciadas ao redor do mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. Pratos como pizza, pasta e risoto tornaram-se não apenas opções gastronômicas, mas símbolos de convívio social e celebrações familiares.

continua depois da publicidade

A presença de restaurantes italianos, tanto tradicionais quanto modernos, é testemunha do amor dos brasileiros pela culinária italiana. Além disso, a produção de vinhos, uma tradição italiana secular, encontrou terreno fértil no solo brasileiro.

Vinícolas nacionais, muitas delas fundadas por descendentes de italianos, têm conquistado reconhecimento internacional, elevando a qualidade e a diversidade dos vinhos produzidos no país. E não teria como ser diferente quando falamos de influência no vocabulário.

Quer apostar? Então, confira a lista que separamos de palavras com origem italiana que nós usamos no dia a dia sem nos darmos conta:

continua depois da publicidade
  1. Carnaval, que vem da expressão carna levare;
  2. Pastel, que deriva do pastello;
  3. Alarme;
  4. Capuccino;
  5. Aquarela;
  6. Andante;
  7. Artesão;
  8. Caricatura;
  9. Cantina;
  10. Confete;
  11. Espaguete;
  12. Maestro;
  13. Nhoque;
  14. Mortadela;
  15. Panetone;
  16. Palhaço;
  17. Piloto;
  18. Pizza;
  19. Soneto;
  20. Polenta;
  21. Trampolim;
  22. Violino;
  23. Banquete.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade