Você é daquelas pessoas que sempre ficam com dúvida na hora de definir senhas de redes sociais ou aplicativos de banco? Códigos muito complexos podem ser fáceis de serem esquecidos com o passar do tempo, mas se tornam mais seguros de uma maneira geral.
A empresa de software NordPass elencou algumas senhas que são comumente usadas pelos brasileiros e que você deve evitar por serem bastante populares. Assim, você aumenta as chances de ter mais segurança digital a partir de um código único e totalmente seu.
Além disso, outra dica é sempre ativar o modo de verificação em duas etapas. Aplicativos como o WhatsApp, Instagram e iFood, por exemplo, permitem a camada extra de segurança para acessar as respectivas contas dos usuários. Precaução nunca é demais.
Até porque, conforme dados da Apura, empresa de segurança digital, cerca de 2,7 milhões de contas ja foram invadidas ou comprometidas por hackers em 2023. A plataforma mais atingida é a do e-mail, já que conta com um grande volume de vazamento de dados.
Senhas de redes sociais que são batidas e você deve evitar ao máximo
Antes de elencarmos as senhas mais comuns entre brasileiros, vale ressaltar que existem alguns padrões de comportamentos que devem ser evitados na hora de definir o código de acesso às contas. O primeiro deles: sequência previsível de números, como 123456 ou 888888.
Além do mais, não é recomendado usar a data de nascimento como a senha. Até porque os cibercriminosos conseguem encontrar informações de aniversário com bastante facilidade. Dessa maneira, a informação não é sigilosa como gostaríamos.
Nomes próprios também não são recomendados por serem equivalentemente previsíveis. O ideal, de fato, é encontrar uma senha única que só você consegue entender e decifrar, no sentido de aumentar as chances de ter mais segurança em suas contas das redes sociais.
Outro ponto importante é sempre mudar as senhas daqueles aplicativos ou demais softwares que já definem um código “de fábrica” para os usuários, como “smart2020”. Altere para um código único e personalizado o quanto antes para que você fique mais seguro.
Agora, vamos à lista de senhas que são bastante usadas no Brasil para que você saiba o que evitar na hora de definir a sua em redes sociais, por exemplo:
- “123456”: o top 1 é, justamente, uma das senhas mais conhecidas pelos brasileiros. A sequência numérica é bastante batida e deve ser evitada ao máximo;
- “Brasil”;
- “123456789”;
- “12345”;
- “12345678”;
- “102030”;
- “smart2020”;
- “password”;
- “flamengo”;
- “123mudar”;
- “felipe”;
- “senha123”;
- “familia”;
- “junior”;
- “121212”;
- “amor”;
- “vitoria”;
- “gustavo”;
- “felicidade”.
- “estrela”;
- “112233”.