O português pode ser um grande aliado em trabalhos acadêmicos e ambientes profissionais. Ao conhecê-lo, é possível saltar a barreira da pobreza de vocabulário, um tópico preocupante quando se trata de escrever textos e lidar com certos tipos de comunicação profissional. Na maioria das vezes, mesmo que muitos se preocupem com a gramática e suas regras, a infinidade de termos da língua é deixada de lado, mas ela é fundamental para diversos fins.
No geral, a melhor forma de aumentar o vocabulário é por meio da leitura. Ela é essencial para uma lista de termos ampla e diversificada, seja por meio de livros, revistas ou artigos, desde que com qualidade. O cérebro está em aprendizado constante, e por tal motivo, aperfeiçoar o próprio idioma pode não ser tão difícil quanto parece.
Mas quais palavras serviriam para melhorar as redações ou as propostas no trabalho? A quais termos se atentar? Para entender melhor este assunto, confira abaixo 21 exemplos de boas palavras e seus significados para melhorar o vocabulário e deslanchar nos estudos e na carreira.
21 palavras e seus significados para melhorar o vocabulário
A leitura, a escrita e a fala são uma tríade indissociável. Por meio do enriquecimento do vocabulário, é possível se tornar um leitor assíduo, um expectador da boa mídia e um bom escritos, sempre em busca de ampliar o poder da linguagem. Afinal, é ela que é capaz de transformar os cidadãos em seres diversificados, capazes de lidar com o dinamismo da sociedade.
A Língua Portuguesa possui mais de 400 mil palavras, e pode ser impossível conhecer todas. Ainda assim, buscar novos vocábulos é a chave para uma comunicação mais assertiva. Mesmo que a leitura e a pesquisa sejam fundamentais nesse quesito, confira abaixo algumas palavras que podem ajudar no processo:
- Anuência: substantivo feminino que indica permissão, aprovação, aquiescência.
- Adstrito: sinônimo de unido, ligado ou apertado.
- Bucólico: adjetivo que simboliza algo relacionado à natureza ou com o modo de vida natural.
- Concomitante: adjetivo de dois gêneros que indica algo simultâneo, mútuo, ao mesmo tempo.
- Diligência: substantivo feminino que indica cuidado, presteza, capricho. Em um contexto jurídico e militar, significa ações ou trabalhos feitos fora do cartório ou do quartel.
- Efêmero: adjetivo que indica algo breve e transitório.
- Fatídico: adjetivo utilizado para anunciar acontecimentos futuros trágicos, repletos de adversidades. É algo ruim que não pode ser evitado.
- Fleumático: adjetivo que indica algo ou alguém que se mantém impassível e imperturbável.
- Ignóbil: adjetivo de dois gêneros que indica algo imoral, repugnante, vergonhoso, vil.
- Inexorável: adjetivo de dois gêneros que indica uma pessoa austera, rigorosa, que não cede à compaixão. Como metáfora, se refere a algo inevitável.
- Inexpugnável: adjetivo que caracteriza algo que não pode ser vencido. No sentido figurado, é uma referência a uma pessoa ou algo destemido ou incontrolável.
- Intempérie: substantivo feminino que se refere a condições climáticas extremas e desfavoráveis. Da mesma forma, indica um acontecimento negativo, uma dificuldade, no sentido figurado.
- Lacônico: adjetivo que designa falas e textos ditos brevemente, de forma sucinta e resumida. É o oposto de prolixo, e uma referência à região da Lacônia, onde estava localizada Esparta. Por conta da disciplina militar da cidade, seus habitantes costumavam se comunicar com brevidade.
- Missiva: substantivo feminino que representa mensagens escritas. O mesmo que carta, bilhete ou epístola.
- Prolixo: adjetivo utilizado para caracterizar falas e textos com palavras excessivas, informações desnecessárias e confusas.
- Recôndito: adjetivo e substantivo. Como adjetivo, indica uma coisa escondida, desconhecida ou profunda. Como substantivo, significa um local oculto, ou o interior de algo ou alguém.
- Remanescente: termo que dá a ideia de resto ou de sobra.
- Serendipidade: que indica algo que acontece ou é descoberto por acaso, imprevisível, inesperado.
- Tácito: adjetivo que indica algo que não se expressa por palavras, que está implícito.
- Veemente: adjetivo de dois gêneros que indica algo intenso, forte, impetuoso, caloroso e audacioso. Possui um significado positivo ao indicar entusiasmo, e uma conotação negativa quando se refere a uma ação violenta.
- Vicissitude: substantivo que indica uma sequência de mudanças ou transformações, bem como circunstâncias contrárias e desfavoráveis, como a má sorte.