Você já se perguntou qual seria a origem do seu sobrenome? Para muitos brasileiros, descobrir que o título familiar possui origem espanhola é algo comum, visto que a presença de colonizadores deste país em terras brasileiras foi forte. Por tal motivo, encontrar sobrenomes espanhóis ao redor do território é algo frequente, e uma fatia significativa da população possui algum ascendente estrangeiro.
Mesmo que a ascendência nem sempre dê direito a uma cidadania espanhola, é certamente interessante conhecer mais a respeito das próprias origens, e para quem possui um sobrenome do tipo, essa dúvida pode ser solucionada de forma simples. Afinal, com a relação próxima que Brasil e Espanha passaram a ter, descobrir mais sobre a história de tais títulos não exige muita pesquisa.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo 20 sobrenomes de origem espanhola extremamente comuns no Brasil, e veja se o seu está entre eles.
20 sobrenomes de origem espanhola comuns no Brasil
A Espanha é um país marcado pela tradição, e é possível notar esse detalhe por seus nomes e sobrenomes, conhecidos lá como “apellidos”. Nomes de família predominantes atualmente, por exemplo, já possuem séculos de hegemonia, e é difícil que isso mude tão cedo.
Atualmente, existem 21 países ao redor do globo com o espanhol como língua oficial, enquanto cerca de 437 milhões de pessoas têm o espanhol como língua nativa. Sobrenomes espanhóis são facilmente difundidos ao redor do mundo, e o Brasil é um exemplo ideal para isso.
O Instituto Nacional de Estadística (INE), uma espécie de IBGE espanhol, realiza periodicamente um levantamento dos nomes e sobrenomes registrados no país, e divulga os mais comuns. Com isso, também é possível ter uma ideia de quais seguem populares em terras brasileiras. Confira:
- Garcia;
- Rodriguez;
- Gonzalez;
- Fernandez;
- Lopez;
- Martinez;
- Sanchez;
- Perez;
- Gomez;
- Martin;
- Jimenez;
- Ruiz;
- Hernandez;
- Diaz;
- Moreno;
- Muñoz;
- Alvarez;
- Romero;
- Alonso;
- Gutierrez.
Significados de sobrenomes espanhóis
Muitos dos sobrenomes mais comuns no Brasil atualmente são de origens nobres da Espanha, e possuem significados históricos. Confira alguns deles e o que representam:
- Lopez: muito popular no Brasil e em Portugal em sua variante “Lopes”, significa “corajoso”, “vitorioso” e “filho do lobo”. Vem do latim “lupus”, que significa “lobo”.
- Barbosa: este sobrenome significa “local cheio de árvores”, e sua origem vem da quinta, ou sítio, que recebeu este nome.
- Santiago: além de ser o nome de diversas cidades, Santiago é um sobrenome que significa “Santo Iago”, ou uma aglutinação de “Santo Tiago”.
- Rodríguez: este sobrenome se relaciona com a variante Rodrigues, e é um patronímico de Rodrigo. Portanto, significa “filho de Rodrigo”. A terminação “es” era normalmente utilizada para a ideia de descendência.
- Marquez: Marquez é um sobrenome muito popular na Espanha, Portugal e Brasil. Significa “filho de Marcos” ou “filho de Marcus”.
- Diaz: Diaz também é um patronímico, mas para “filho de Diego” ou “filho de Diogo”. Também pode significar “parente daquele que vem do calcanhar”.
- Hernández: neste caso, o sobrenome já é mais comum em países como México, Cuba e Espanha, e significa “filho de Fernando”, “filho do homem ousado para atingir a paz” e “filho do homem que ousa viajar”.
- García: muito popular no Brasil e em outros países de língua espanhola, significa “aquele que é generoso”.
- González: um sobrenome comum em países como a Espanha, Argentina, Cuba, Uruguai e Colômbia, significa “filho de Gonçalo” ou “filho do guerreiro”.
- Pérez: outro patronímico que significa “filho de Pedro” ou “filho do rochedo” e “filho daquele que é forte”.
- Gómez: significa “filho do homem”, e é comum na Espanha, Argentina e Colômbia.
- Medina: este sobrenome nobre também se popularizou no Brasil, e significa “cidade árabe”.