Ter plantas em casa não apenas embeleza o ambiente, mas também traz uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Além de deixarem o espaço mais elegante e acolhedor, elas purificam o ar e promovem uma melhor qualidade de vida, tornando-se uma fonte de saúde. No entanto, nem todos têm disponibilidade para dedicar aos cuidados intensivos que algumas plantas exigem.
Felizmente, existem diversas espécies que são conhecidas por sua resistência e adaptabilidade, tornando-as ideais para pessoas ocupadas. Isso não significa que você deva negligenciá-las completamente, mas essas plantas são altamente resistentes e capazes de suportar condições de calor e frio com facilidade. Confira vinte opções abaixo que você pode cultivar.
20 espécies de plantas mais fáceis de cuidar
- Espada-de-São-Jorge (Sansevieria);
- Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia);
- Planta-jade (Crassula ovata);
- Suculentas (Echeveria, Sedum, Crassula);
- Cactos (Opuntia, Mammillaria, Ferocactus);
- Pata-de-elefante (Beucarnia Recurvata);
- Asplênio (Asplenium nidus);
- Clorofito (Chlorophytum comosum);
- Orquídea (Orchidaceae);
- Filodendro (Philodendron);
- Costela-de-adão (Monstera deliciosa);
- Hera (Hedera helix);
- Bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana);
- Violeta-africana (Saintpaulia ionantha);
- Pau-d’água (Dracaena braunii)
- Antúrio (Anthurium andraeanum);
- Palmeira-ráfis (Rhapis excelsa);
- Kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana);
- Antúrio-rabinho-de-porco (Anthurium scherzerianum);
- Columeia (Tradescantia zebrina).
Como cuidar de plantas?
Embora as espécies mencionadas sejam resistentes, todas as plantas precisam de alguns cuidados básicos para se manterem saudáveis. Confira as principais dicas abaixo:
1. Rega
Uma das principais causas de problemas nas plantas é o excesso ou a falta de água. Portanto, certifique-se de regá-las apenas quando o solo estiver seco ao toque, evitando encharcá-lo. Por outro lado, também evite deixar o solo completamente seco por longos períodos.
2. Luz
Cada planta tem necessidades diferentes de luminosidade. Algumas preferem meia sombra, enquanto outras podem tolerar luz solar direta. Observe as recomendações específicas para cada espécie e posicione suas plantas em locais onde elas receberão a quantidade adequada de luz para seu crescimento saudável.
3. Fertilização moderada
Embora as plantas fáceis de cuidar não exijam uma fertilização intensiva, é bom fornecer-lhes nutrientes extras ocasionalmente. Use um produto de liberação lenta ou líquido, adequado para plantas de interior. Siga as instruções do fabricante e evite fertilizar em excesso.
4. Limpeza das folhas
Poeira acumulada nas folhas pode obstruir os poros e dificultar a absorção de luz. Limpe-as regularmente com um pano úmido para remover a sujeira e manter as plantas saudáveis e brilhantes.
5. Controle de pragas
As plantas podem ser suscetíveis a pragas, mesmo as mais resistentes. Fique atento a sinais de infestação, como manchas nas folhas, teias de aranha ou insetos visíveis. Se identificar algum problema, trate-o imediatamente com um pesticida apropriado ou com remédios naturais para pragas.
6. Atenção às temperaturas
Embora as plantas fáceis de cuidar sejam resistentes a uma variedade de temperaturas, evite colocá-las em áreas sujeitas a correntes de ar frio ou calor excessivo. Mantenha-as em locais com temperaturas moderadas e estáveis.
7. Observação regular
Acompanhe o crescimento e a saúde de suas plantas com frequência. Observe se há folhas murchas, amareladas ou secas, pois isso pode indicar algum problema. A detecção precoce destas questões permite que você tome medidas corretivas antes que elas se agravem.