O mundo passa por atualizações constantes. Um exemplo são os diversos serviços que pareciam tão comuns há apenas alguns anos e sequer existem mais, ou o que ocorre no outro extremo: as ferramentas que ganhavam chão há pouco tempo e que agora são indispensáveis, como o celular. Quando se trata das transformações, porém, elas também se aplicam ao trabalho. Afinal, muitas profissões estão deixando de ser importantes e podem sumir no futuro.
No geral, o avanço da tecnologia é a resposta para essa obsolescência de funções. Na mesma medida em que ela pode tornar a vida das pessoas mais conveniente e fácil, ela também pode extinguir uma série de profissões que, até pouco tempo atrás, eram consideradas renomadas e muito bem remuneradas.
Sabendo disso, quais seriam as profissões que podem sumir no futuro? E qual a explicação por trás disso? Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo 17 profissões que serão deixadas para trás e curiosidades a respeito do tema.
17 profissões que podem sumir no futuro
A automação possui uma relação estreita com a extinção de uma série de profissões. O motivo é o fato dela poder substituir o trabalho humano, realizando várias funções de forma mais rápida e produtiva. Desse modo, muitas pessoas estão deixando de trabalhar em determinadas áreas que podem acabar sendo automatizadas para entrar em outras específicas, que não podem ser substituídas por máquinas.
Tais opções exigem criatividade e inovação para entregar soluções aos clientes, bem como clientes das empresas em que trabalham. Os exemplos mais populares são aquelas ligadas ao sistema de automação, em cargos como especialista em cibersegurança ou Big Data.
Seja como for, é fato que a transformação digital e as mudanças que a tecnologia traz para a vida da maioria são duas das maiores causadoras do processo de extinção das profissões. Além disso, de acordo com o Relatório da Comissão Global do Futuro do Trabalho, estima-se que 65% das crianças da atualidade devem trabalhar em profissões que sequer existem no momento.
Mas e então, quais funções devem abandonar o mundo e dar lugar para outras? Confira abaixo 17 exemplos que podem entrar para a lista em breve:
- Caixas e cobradores;
- Atendentes estatísticos;
- Vendedores de porta em porta, ambulantes e relacionados;
- Secretários;
- Operadores de telemarketing;
- Porteiros;
- Pilotos de avião.
- Assistentes jurídicos;
- Cartógrafos;
- Analistas de crédito;
- Arquivistas;
- Barmen;
- Escrivães;
- Desenhistas de eletroeletrônicos;
- Tradutores;
- Revisores de textos;
- Tutores.