17 palavras que quase todo mundo fala errado mas parecem certas

Existem muitas palavras no português que são pronunciadas incorretamente por muitas pessoas. Confira alguns dos exemplos mais comuns.

A Língua Portuguesa pode ser qualquer coisa, mas ela certamente não é simples. Cada regra gramatical possui uma exceção, uma armadilha que pode deixar até mesmo seus nativos inseguros a respeito de seu uso, vítimas de possíveis derrapadas e passíveis de cometer erros de concordância ou de gramática. Por sua vez, uma das gafes mais comuns de qualquer um envolve utilizar palavras que quase todo mundo fala errado, mas parecem certas.

continua depois da publicidade

A confusão é mais que esperada. Contudo, dominar ou pelo menos tentar compreender melhor a gramática é essencial, especialmente para não cometer erros no trabalho, nas aulas ou simplesmente no dia a dia. Assim, é possível passar maior credibilidade, bem como impedir certos constrangimentos.

Seja como for, é fato que todo mundo com certeza já cometeu este deslize: se deparar com um termo que parece ser à prova de acertos, quando sua forma errada é tão mais convincente que a correta. Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo 17 exemplos de termos que quase todo mundo fala errado.

Leia também

17 palavras que quase todo mundo fala errado

Os termos da lista a seguir são alguns dos mais comuns de todos, mas suas formas incorretas são perpetuadas de modo que entender qual seria a versão adequada torna-se extremamente difícil. Afinal, estas são palavras que simplesmente soam melhor quando ditas ou escritas do jeito errado. Confira:

continua depois da publicidade
  1. Cabelelera: a versão correta desta palavra é Cabeleireira. Este é um dos casos mais comuns de confusão na língua, visto que muitos gostam de emendar sílabas e comer os “is”, tornando a pronúncia bem diferente da escrita;
  2. Esprito: a versão correta desta palavra é Espírito. A perda do primeiro “i” é normal, já que ao falar rápido, enunciar a palavra por inteiro nem sempre acontece.
  3. Rúbrica: a versão correta desta palavra é Rubrica. Além disso, o correto é pronunciar a sílaba tônica no meio da palavra, em “bri”.
  4. Mortandela: a versão correta desta palavra é Mortadela. Este é um dos erros mais clássicos de todos.
  5. Mindingo: a versão correta desta palavra é Mendigo. Aqui, a inserção da letra “n” onde não se deve e a troca do “e” pelo “i” fazem surgir o famoso Mindingo.
  6. Tijela: a versão correta desta palavra é Tigela. Trocar o “g” pelo “j” é algo que muitos fazem na escrita.
  7. Bahiano: a versão correta desta palavra é Baiano. O “h” no termo nunca existiu.
  8. Prazeiroso: a versão correta desta palavra é Prazeroso. Existem ainda outros termos errados da mesma variação, como Praserozo e Prazeirozo.
  9. Supérfulos: a versão correta desta palavra é Supérfluos. Vale lembrar que Supérfolos também não existe.
  10. Bandeija: a versão correta desta palavra é Bandeja. Inserir o “i” onde não se deve é comum por conta da pronunciação.
  11. Ebolição: a versão correta desta palavra é Ebulição. Basta se guiar pela forma pronunciada para evitar cometer erros na escrita;
  12. Sombrancelha: a versão correta desta palavra é Sobrancelha. Uma das gafes mais populares do português, é fundamental lembrar que o “m” não existe.
  13. Indiota: a versão correta desta palavra é Idiota. Da mesma variação da anterior, o “n” deve ser excluído desta equação.
  14. Filgo: a versão correta desta palavra é Figo. Este erro já não é mais tão famoso, visto que era cometido no tempo dos nossos avós.
  15. Gratuíto: a versão correta desta palavra é Gratuito. Aqui, o erro é similar ao de rubrica.
  16. Salchicha: a versão correta desta palavra é Salsicha. Só existe um único som de “x” neste termo, e não dois.
  17. Se não: a versão correta desta palavra é Senão. Neste caso, se não também não está incorreto, mas na maioria das vezes, é utilizado em um contexto inadequado.
Leia também

Concursos em sua
cidade