O ambiente de trabalho costuma ser visto como um local de seriedade, profissionalismo e responsabilidade. Quase como se fosse um conceito respeitado pelo público em geral, é comum entender que no trabalho é preciso trabalhar, e questões como diversão e entretenimento devem ser deixadas para outros momentos.
Mas será que isso é mesmo verdade? Afinal, existem algumas profissões que se contrapõem, sendo perfeitas para quem ama festas.
Sem jamais perder a dose de profissionalismo, determinados cargos possuem como fim exatamente a organização de festas, ou até mesmo a participação nelas. Para algumas pessoas, isso pode ser um sonho que se torna realidade. Para entender mais sobre o assunto, confira hoje algumas profissões ideais para quem não perde uma boa festa.
15 profissões para quem ama uma festa
Atualmente, o mercado de organização de eventos no geral está em alta, e segue crescendo de forma grandiosa. As pessoas que atuam nesse ramo são responsáveis por garantir o andamento exemplar de festas, espetáculos teatrais, concertos musicais, congressos, cerimônias, eventos esportivos e muito mais.
Com a volta do turismo, as festas se tornaram uma peça-chave para desenvolver esse setor, bem como para divulgar produtos e marcas, fortalecer redes de contato ou apenas celebrar momentos especiais. Se você deseja entrar para esse mundo, confira agora algumas profissões ou cursos que podem ajudar nisso.
1. Organizador de eventos: além de festas, os organizadores de eventos são responsáveis por preparar conferências, apresentações, aniversários, formações e muito mais. Essa profissão é fruto do tecnólogo em Eventos, curso que prepara um profissional para a tarefa.
2. Profissional de RP: assim como é conhecido, esse tipo de profissional é responsável pela organização de eventos com clientes, parceiros e o público geral, para promover marcas ou até mesmo pessoas. A profissão vem do curso de Relações Públicas, bacharelado de duração média de quatro anos. Essa é a opção perfeita para quem deseja cuidar de detalhes que promoverão a satisfação do público.
3. Turismólogo: formado em Turismo, esse profissional é apresentado a algumas disciplinas ao longo do curso que o capacitam a participar da organização de eventos. Seu maior foco está em cuidar do deslocamento e hospedagem dos clientes, organização de roteiros turísticos e divulgação de eventos, que podem incluir festas.
4. Produtor cênico: a Produção Cênica envolve o planejamento de espetáculos teatrais ou relacionados a música, dança, cinema e vídeo. Esses profissionais também organizam eventos artísticos, atuando até mesmo em órgãos públicos ligados à cultura.
5. Produtor cultural: assim como o produtor cênico, esse profissional é responsável por planejar e coordenar projetos e produtos do meio artístico, mas também do esportivo, cultural ou científico. Ele costuma ser a ponte entre os setores de criação e de gestão de eventos.
6. Gastrônomo: os formados em Gastronomia podem seguir vários caminhos profissionais. Um dos principais, porém, envolve prestar serviços em eventos. Além de criar pratos exemplares, esse indivíduo pode planejar cardápios, gerenciar equipes na cozinha, selecionar fornecedores de festas e mais.
7. Marketeiro: os profissionais de Marketing podem escolher trabalhar em empresas especializadas na organização de eventos e ter a experiência completa do ambiente festivo. Igualmente, é possível atuar em organizações que contratam esse tipo de serviço para divulgar produtos.
8. Jornalista: assim como outros casos da lista, jornalistas podem trabalhar em várias áreas diferentes. Certos profissionais da área podem atuar na produção e na cobertura dos mais diversos tipos de evento, e por isso, escolher o curso de Jornalismo também pode ser uma opção.
9. Fotógrafo: é fato que toda boa festa precisa de recordações. O fotógrafo é o responsável por eternizar os momentos com suas fotos. Inclusive, além de questões técnicas da profissão, o curso de Fotografia desenvolve em seus estudantes a capacidade de organizar eventos como exposições fotográficas.
10. Publicitário: os publicitários costumam ter um bom espaço em empresas que atuam com eventos e marketing, e ainda encontram facilmente empregos em companhias que organizem eventos para lançar produtos, serviços ou interagir com o público e com parceiros.
11. Músico: não apenas músicos, mas gerentes e produtores musicais são profissionais que podem estar sempre envolvidos com ambientes festivos. Afinal, festas exigem boa música, e a performance ao vivo pode aproximar esses indivíduos de qualquer bom evento.
12. DJ: quase na mesma categoria que a dos músicos, os DJs são essenciais para a maioria das festas, e se tornam um participante-chave desse tipo de evento. Sua música, estilo e condições podem ser responsáveis por definir o ambiente de qualquer organização social.
13. Artista: a categoria artística inclui qualquer profissional que pode decorar um evento de forma criativa, ou diverte os convidados. Esses são os animadores, atores, cantores, dançarinos, mímicos e muito mais. Sua participação pode ser reduzida a apenas uma performance, mas alguns são requisitados especialmente para tornar o evento mais divertido.
14. Promoter: os promoters são os promotores de eventos, atuando na divulgação, venda de ingressos e busca por interesse do público por determinados eventos. A carreira é ideal para quem possui aptidão com relações pessoais e extensas redes de contatos.
15. Profissional de secretariado: além de prestar assessoria a empresários, os profissionais de secretariado devem estar sempre preparados para organizar eventos, sejam eles corporativos ou de outros tipos.