Na Língua Portuguesa, muitas vezes existe a necessidade de inserir novas palavras no idioma para enriquecer ainda mais o vocabulário e refletir a evolução cultural ao longo do tempo.
Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 15 novas palavras que foram reconhecidas na Academia Brasileira de Letras.
O concurseiro ávido por aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos deve continuar conosco até o fim da leitura para conhecer as novas palavras que foram incluídas no português.
Você será surpreendido pela riqueza e diversidade do português contemporâneo. Confira.
Palavras que foram incluídas no português
1. Afrofuturismo
Termo que representa elementos da cultura africana e da ficção científica e que busca reimaginar o passado, presente e futuro da dispersão dos povos desse continente.
O afrofuturismo, muitas vezes questiona a hegemonia de outras nações e explora ideias como identidade, alienação e pertencimento.
2. Audismo
O audismo é uma palavra que representa a discriminação contra pessoas com deficiência auditiva.
Esse termo também remete às práticas políticas, sociais e culturais que favorecem a audição natural e desvalorizam outras formas de comunicação, como a língua de sinais, por exemplo.
3. Azeitólogo
Esse termo remete ao profissional que estudou profundamente todo o processo de produção de azeite, incluindo técnicas de cultivo de oliveiras, métodos de extração e classificação de diferentes tipos com base em sabor, aroma e qualidade.
4. Biomimética
É uma área de pesquisa científica em que os profissionais buscam soluções inspiradas na natureza para resolver problemas complexos, como o desenvolvimento de materiais leves e resistentes retirados da estrutura dos ossos ou encontrados em organismos marinhos, por exemplo.
5. Cibersociedade
Refere-se à sociedade contemporânea em que a tecnologia digital permeia todos os aspectos da vida do ser humano, alterando significativamente a maneira como nos relacionamos e interagimos uns com os outros e com o mundo ao nosso redor.
6. Desalcoolização
Este termo é usado para descrever os processos de redução do teor alcoólico em bebidas como vinho, vodka e cerveja, por exemplo, seja por razões de saúde, segurança ou regulamentação dos órgãos fiscalizadores.
7. Ecoansiedade
Essa nova palavra do português se refere a uma crescente preocupação e angústia relacionada às mudanças climáticas no mundo, perda de biodiversidade e outros problemas ambientais.
A ecoansiedade muitas vezes se manifesta como estresse ou desesperança em relação ao futuro do planeta.
8. Faunoduto
Esse termo se refere a passagens ou corredores criados para facilitar o deslocamento de animais selvagens em ambientes urbanos e em áreas onde a paisagem foi fragmentada por estradas, cercas ou outras barreiras.
9. Enogastronomia
A enogastronomia representa as complexas interações entre vinho e comida, considerando não apenas os sabores e aromas típicos, mas também aspectos culturais, históricos e geográficos que estão relacionados à produção e ao consumo de alimentos e bebidas.
10. Kombucha
Trata-se de uma bebida fermentada de origem asiática e que é feita a partir de chá adoçado e uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras.
O kombucha é conhecido por seus possíveis benefícios à saúde devido à presença de probióticos e outros compostos bioativos.
11. Necropolítica
O conceito de necropolítica foi criado pelo pelo filósofo Achille Mbembe e descreve as formas pelas quais o poder político controla e administra a vida e a morte da população, muitas vezes através de práticas de exclusão social, violência e marginalização.
12. Oligossintomático
Essa nova palavra do português refere-se a uma condição médica em que a pessoa apresenta poucos sintomas de alguma doença ou estado clínico de saúde específico.
13. Pluviófilo
Termo que se refere a uma pessoa que experimenta uma sensação de conforto, alegria ou renovação durante períodos de chuva, apreciando a atmosfera e a tranquilidade que os períodos chuvosos podem proporcionar.
14. Radiocidadão
Um radiocidadão é alguém que está envolvido na comunicação radiofônica de forma ativa na sociedade, muitas vezes contribuindo para transmissões de rádio comunitárias ou alternativas, promovendo o acesso à informação e a expressão livre.
15. Superalimento
O termo superalimento geralmente refere-se a alimentos da nossa dieta que são excepcionalmente ricos em vitaminas, de alto valor nutricional e que trazem diversos benefícios à saúde do ser humano.