Para quem deseja ter filhos, o momento em que se confirma a gravidez e os que se seguem a confirmação costumam ser de muita ansiedade, alegria e euforia. Um desses momentos é a escolha do nome. Muitos pais ficam animados ao pesquisarem por nomes, fazerem lista de opções até finalmente chegarem a uma decisão final.
Para tanto, os pais geralmente recorrem a livros com nomes de bebês, a fazer pesquisa na internet e há aqueles pais que recorrem à Bíblia. Afinal, nas escrituras, há diversas opções de nomes, sendo algumas delas até bastante populares no Brasil e no mundo.
Se você está à procura de um nome que esteja no Livro Sagrado, confira, a seguir, a lista com os 15 nomes bíblicos bonitos. Confira, ainda, os significados de cada um deles.
15 nomes bíblicos e seus significados
1. Noah
Noah é um nome inglês que, na língua portuguesa, é equivalente a Noé. Segundo as escrituras, Noé é personagem bíblico que construiu uma arca e nela juntou todos os animais em casais antes de acontecer o dilúvio. Noah vem do hebraico e significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.
2. Maria
Maria é uma das personagens bíblicas mais conhecidas, afinal, segundo as escrituras, ela é a mãe de Jesus. A origem do nome é incerta. Há a possibilidade de que ele venha do hebraico Myriam e significa “senhora soberana” ou “a vidente”. Outra versão afirma que o nome Maria vem do sânscrito Maryáh e significa, nesse caso, “a pureza”, “a virgindade”, “a virtude”.
3. Miguel
Na Bíblia, o nome Miguel faz referência a São Miguel Arcanjo. O nome vem do hebraico Mikhael e quer dizer “quem é como Deus”.
4. Sara
Na Bíblia, Sara é a esposa de Abraão. Até os 99 anos de idade, ela era infértil. Mas, segunda as escrituras, Deus anunciou o nascimento do seu primeiro filho: Isaac. O nome Sara significa “princesa”, “senhora”, “dama”.
5. Davi
Além de ser um dos nomes mais populares do mundo, Davi se refere a um dos personagens mais famosos da Bíblia. Foi ele quem venceu o gigante Golias e se tornou rei de Israel. O nome Davi vem do hebraico dawid e significa “amado”.
6. Ada
Segundo as escrituras, Ada foi esposa de Lameque e mãe Jabal e Jubal. A personagem bíblica é citada no livro de Gênesis, do Antigo Testamento. O nome Ada tem origem germânico e que significa “feliz”. Mas o nome também tem origem hebraica e, nesse caso, significa “ornamento”, “beleza”.
7. Benjamim
No Antigo Testamento, Benjamim é o nome dado ao filho mais novo de Jacó e Raquel. Essa por morreu ao lhe dar à luz. O nome Benjamim significa “filho da felicidade”, “o bem-amado”, “filho da mão direita”.
8. Elisa
O nome Elisa é uma variação de outro nome: Elisabete. Ele faz referência também à Isabel, personagem bíblica mãe de João Batista. Elisa significa “Deus dá”, “consagrada a Deus”.
9. João
O nome João se refere a São João Batista, personagem bíblico que, segundo as escrituras, era primo de Jesus e responsável por batizá-lo. O nome João vem do hebraico Yohannan e significa “Deus tem compaixão” ou “Deus é misericordioso”.
10. Ana
Ana é um dos nomes mais populares entre os brasileiros, seja sozinho ou acompanhado de algum outro nome. Na Bíblia, ele é citado várias vezes. O nome Ana vem do hebraico Hannah que quer dizer “graça”.
11. Gabriel
Segundo as escrituras, o anjo Gabriel foi quem avisou a Maria que ela engravidaria de Jesus. O nome Gabriel significa “homem de Deus”.
12. Dalila
No Antigo Testamento, Dalila foi quem cortou os cabelos do herói Sansão fazendo com que ele perdesse a sua força. O nome Dalila vem do hebraico Delilah e quer dizer “terna”, “dedicada” ou ainda “mulher dócil”.
13. Levi
No Antigo Testamento, Levi foi o terceiro filho de Jacó com sua primeira esposa, Lia. Dele surgiu uma das tribos de Israel, os levitas. Já no Novo Testamento, Levi era o nome de Mateus, antes de ele virar apóstolo. Levi significa “elo”, “junção”, “ligado”.
14. Eva
Segundo as escrituras, Eva foi a primeira mulher criada por Deus. Ela vivia no Jardim do Éden junto com Adão. O nome vem do hebraico Hawwâh, que significa vida. Assim, Eva quer dizer “viver”.
15. Mateus
Mateus é um dos nomes bíblicos mais populares. Ele é a forma grega de Matias que vem do hebraico mattatyah. O significado é “dom de Deus”. Na Bíblia, Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus.