15 melhores cidades brasileiras para se viver

Confira abaixo quais são as 15 melhores cidades brasileiras para se viver, de acordo com o ranking do Desafio da Gestão Municipal (DGM). 

Viver bem é um conceito que pode influenciar em uma série de fatores do dia a dia de qualquer um. Questões como saúde, infraestrutura, educação e lazer são fundamentais para garantir o bem-estar, bem como formas ideais de levar a vida pessoal e profissional. Nesse sentido, para quem está em busca de maior qualidade de vida, saber quais são as melhores cidades brasileiras para habitar é essencial.

continua depois da publicidade

O Brasil é considerado um país continental, e em seu território, existe uma série de cidades, todas diferentes umas das outras. Seja como for, é fato que o país possui diversas opções para serem escolhidas como moradia. Para entender mais, confira abaixo quais são as 15 selecionadas como melhores para se viver, com base no ranking do Desafio da Gestão Municipal (DGM).

As 15 melhores cidades brasileiras para se viver

Leia também

1. Maringá (PR)

A cidade de Maringá apresenta o melhor balanço nos índices de educação, segurança, sustentabilidade e saúde. Só no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sua nota foi maior que a média de 100 municípios do país analisados. A cidade ainda se destaca por seu excelente índice de abastecimento de água e esgoto, atingindo 100% da população.

2. Jundiaí (SP)

Localizada no interior de São Paulo, Jundiaí possui ótimos índices de educação e saneamento, atendendo 100% da população. Enquanto isso, a taxa de mortalidade infantil chega a 7,3 por 100 mil habitantes, e os bons números seguem no resto da segurança: a taxa de homicídios por 100 mil habitantes é de 6,9, enquanto a média nacional é de 20,4.

continua depois da publicidade

3. São José do Rio Preto (SP)

São José do Rio Preto é a maior produtora de borracha do país. Ela responde por 58% da produção nacional, o que gera uma cadeira produtiva que cria milhares de empregos. Seu foco no agronegócio e a ampla estrutura na área da saúde representam índices acima da média nacional.

4. Piracicaba (SP)

Piracicaba foi uma das primeiras cidades do país a se abrir para a industrialização após a queda do ciclo do café e da cana-de-açúcar. Atualmente, ainda mantém sua força sendo um dos polos de produção de álcool e açúcar no mundo, mas sua economia é diversificada.

5. São José dos Campos (SP)

A região de São José dos Campos é atrativa para quem deseja morar perto da capital paulista, já que está localizada a 84 km de São Paulo. Abrigando a instalação de grandes empresas, possui uma economia diversificada e atrai milhares de trabalhadores de toda a região.

continua depois da publicidade

6. Franca (SP)

Localizada em uma região estratégica do Sudeste, Franca está situada entre três polos econômicos importantes: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que facilita o intercâmbio comercial entre as capitais. Até hoje, a abundância de café ainda gera muitos empregos.

7. Curitiba (PR)

Curitiba é a melhor capital do país para se viver. O destaque da região fica para a área da saúde, com uma taxa de mortalidade de 6,5 por 100 mil cidadãos. Rodeada por áreas verdes, possui mais de 30 parques e bosques, e a cidade ocupa a 5º posição entre os municípios com o maior PIB do país.

8. Taubaté (SP)

Perto de São José dos Campos, Taubaté se destaca pelo desenvolvimento do comércio e da indústria. Só os segmentos do varejo e atacado geram mais de 400 mil empregos, o que abrange mais de 16 municípios próprios. O setor de serviços da cidade é bem desenvolvido.

continua depois da publicidade

9. Campinas (SP)

Campinas também está próxima da capital paulista, e é um dos maiores polos comerciais e industriais do país. Seu impacto na economia é grandioso, já que só a cidade representa 1% de todo o PIB do Brasil, quase o equivalente ao PIB de países como Bolívia e Paraguai.

10. Vitória (ES)

A capital do Espírito Santo não é um destaque apenas nesse ranking, mas também em outros, como a classificação da ONU de segunda melhor cidade do litoral do país. Afinal, Vitória possui grande qualidade de educação, expectativa de vida e renda dos moradores.

11. Cascavel (PR)

A 500km da capital Curitiba, Cascavel é um destaque por conta da produção de aves para recria, soja, gérberas, peixes ornamentais e outras criações, sendo uma potência do agronegócio. Igualmente, possui um ótimo setor de turismo, com vários lagos, parques, fontes e águas verdes.

continua depois da publicidade

12. Limeira (SP)

Com cerca de 300 mil habitantes, o destaque de Limeira vai para o cultivo de cana-de-açúcar e mudas cítricas, sendo conhecida como a capital da laranja. A atividade econômica ainda é diversa, e a boa qualidade da infraestrutura e da educação são destaques na cidade.

13. Santos (SP)

Considerada a cidade mais famosa do litoral paulista, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santos é o 6º melhor do país, e essa é a 11ª cidade mais segura do Brasil. É também famosa por ter o maior porto da América Latina, o que atrai muitos trabalhadores na região.

14. Sorocaba (SP)

Sorocaba é especialmente acolhedora para pessoas mais velhas, e ainda traz boas oportunidades de emprego para seus moradores. É a sede de grandes empresas como a Toyota e a Bosch, e sua rede hospitalar é de alta referência em São Paulo.

continua depois da publicidade

15. Belo Horizonte (MG)

A capital mineira possui pontos comerciais que vão do popular ao alto luxo, mas seu verdadeiro destaque vai para o lazer: conhecida como a capital brasileira dos bares, possui noites agitadas e que atraem muitos jovens. A cobertura de equipes de atenção básica é superior, atingindo 98,7% enquanto a média nacional é de 61,1%.

Leia também

Concursos em sua
cidade