Num primeiro olhar, a água pode apresentar-se como um líquido simples, incolor e transparente, fluindo serenamente por lagos, oceanos e cachoeiras. No entanto, para além de ser um dos recursos fundamentais à sobrevivência, ela carrega consigo uma série de características que a tornam singular.
continua depois da publicidade
Por isso, descubra alguns fatos e curiosidades acerca da água que provavelmente escapam ao seu conhecimento.
15 fatos e curiosidades sobre a água que você deve conhecer
- Composição: a água é composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, formando a famosa fórmula H₂O.
- Abundância na Terra: aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta por água, sendo a maior parte nos oceanos.
- Escassez: apenas cerca de 2,5% da água do planeta é doce, e a maior parte dela está congelada nas calotas polares e geleiras. Felizmente, 12% desse total do mundo está no Brasil.
- Poluição: as principais fontes de poluição da água estão associadas à atividade industrial desde a Segunda Guerra Mundial até aos dias de hoje.
- Ciclo hidrológico: a água está constantemente em movimento através do ciclo hidrológico, que envolve evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
- Maior lago de água doce: o maior depósito de água doce líquida da Terra é o Lago Baikal, na Rússia, contendo cerca de 20% de toda a água doce não congelada do mundo.
- Economia: consertar um vazamento de gotejamento pode economizar até 4.000 litros de água por ano.
- Ameaça à biodiversidade: Poluentes e resíduos industriais contaminam rios e oceanos, ameaçando a vida aquática e a saúde humana.
- Desigualdade no acesso: uma quantidade aterradora de pessoas em todo o mundo ainda não tem acesso à água potável limpa e saneamento básico. Segundo a ONU, são cerca de 783 milhões atualmente. Em 2025 esse montante pode chegar a 1,8 bilhão.
- Contaminação: estima-se que 829.000 pessoas morram todos os anos de diarreia como resultado de água potável, saneamento e higiene das mãos impróprios.
- A riqueza de uma gota: uma única gota de água do oceano pode conter milhões de bactérias e vírus. E também pode conter ovas de peixe, filhotes de caranguejo, plâncton ou até mesmo pequenos vermes.
- Consumo de água salgada: água salgada não pode ser bebida porque causa desidratação e o corpo acaba eliminando mais água do que é ingerido.
- Alergia a água: há pessoas que são alérgicas à água e esta condição chama-se “urticária aquagênica”. Consiste no aparecimento de urticária nas áreas da pele que estiveram em contato com o referido líquido.
- Água pode intoxicar: beber este líquido em excesso e rapidamente pode causar intoxicações, já que ele dilui os níveis de sódio no sangue, podendo causar desequilíbrio no cérebro.
- Presença no corpo humano: o corpo humano possui em média 37 litros de água, o equivalente a 66% da massa corporal de um adulto.