Você sabia que existem diversos ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado, concurseiro? É verdade. Apesar de serem massivamente usados em nosso cotidiano, milhares de pessoas ainda têm dúvidas sobre o real teor de determinadas expressões que fazem parte da cultura brasileira.
Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 15 ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado. Por mais que não pareça, essas expressões nos transmitem valiosos ensinamentos sobre a vida e os desafios da convivência humana. Confira a nossa lista.
Ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado
1 – “Quem não é visto, não é lembrado”
Essa mensagem nos revela que, pessoas que se isolam de tudo e de todos, independentemente dos motivos, raramente são lembradas em ocasiões especiais. Elas acabam sendo substituídas por outras mais sociáveis e presentes.
2 – “Antes só do que mal acompanhado”
Outro dos ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado. Às vezes, é preferível enfrentar as dificuldades da vida sozinho do que estar na companhia de uma pessoa que pode nos prejudicar ou trair em algum momento.
3 – “Cão que ladra não morde”
Essa expressão revela que muita gente por aí exalta demais as suas qualidades e fala que já fez isso ou aquilo para tentar impressionar os outros. No fim das contas, é muito blá blá blá e pouca ação concreta.
4 – “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”
Mais um dos ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado. Nada mais é do que a falta de empatia de uma pessoa em relação aos problemas alheios. Ou seja, quando não é com ela, nenhuma situação é tão grave ou urgente.
5 – “A pressa é inimiga da perfeição”
Esse é um dos ditados populares mais famosos do Brasil. Essa expressão nos ensina que é preciso ter calma e paciência para alcançarmos os nossos objetivos pessoais.
6 – “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”
Esse ditado nos mostra que a perseverança na vida é primordial para alcançar aquilo que desejamos. Ou seja, não vale desistir e muito menos perder o foco dos nossos sonhos.
7 – “Mente vazia, oficina do diabo”
Estar por dentro dos ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado é essencial. Essa expressão nos revela que o ócio tem um poder extremamente destrutivo e que todo ser humano precisa manter a mente ocupada.
8 – “Cada macaco no seu galho”
Esse ditado simboliza que cada indivíduo deveria se preocupar somente com os aspectos que permeiam a sua vida e jamais interferir nos problemas ou questões dos outros.
9 – “Há males que vêm para o bem”
Esse também é outro dos ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado. Às vezes, é necessário que aconteça algo negativo em nossa vida, para lá na frente desfrutarmos das benesses resultantes do que aconteceu de “ruim” no passado.
10 – “Deus ajuda quem cedo madruga”
Esse famoso ditado popular nos ensina que as pessoas que se levantam cedo para enfrentar mais um dia de trabalho ou estudos, acabam sendo recompensadas de alguma forma pela vida.
11 – “Um dia da caça, outro do caçador”
Essa expressão nos revela que a vida de todo ser humano, sem exceção, vai ter dias bons e dias difíceis. E essa saudável oscilação faz parte do amadurecimento de uma pessoa, já que nos mostra que nem tudo são só flores ou só espinhos.
12 – “Cavalo dado não se olha os dentes”
Pensou nos ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado? Essa expressão nos revela que, quando uma pessoa ganha um presente, o bom senso e a educação orientam a não recusá-lo.
13 – “Mentira tem perna curta”
Esse ditado popular nos ensina que a mentira, por mais inofensiva que seja, nunca dura por muito tempo. Cedo ou tarde, a verdade sempre aparece e acaba desmascarando o mentiroso.
14 – “É dando que se recebe”
Essa valiosa expressão nos mostra que, quando fazemos o bem para os outros, seremos recompensados de alguma maneira pela vida. E o mais interessante: quando menos esperamos.
15 – “Casa de ferreiro, espeto de pau”
O último dos ditados populares que muita gente fala e não sabe o significado. Essa frase evidencia uma pessoa que domina uma certa habilidade mas não a usa a seu favor, independentemente dos motivos.