13º do INSS: novo grupo recebe pagamento; veja calendário

A nova rodada é destinada aos cidadãos que possuem o penúltimo dígito do NB 3.

Nesta sexta-feira (26/4), uma nova rodada de pagamentos do 13º do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será feita para beneficiários que recebem valores de até um salário mínimo.

continua depois da publicidade

O abono foi antecipado e começou a ser pago neste mês, ao invés do segundo semestre do ano, nos meses de agosto e novembro. Este já é o quinto ano consecutivo que isso acontece, com o objetivo de movimentar a economia do país.

Os pagamentos desta sexta-feira serão feitos para os segurados com o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) 3. Os pagamentos serão retomados na próxima segunda-feira (29/4) para os demais cidadãos.

Leia também

Quem recebe o 13º do INSS?

O 13º pode ser recebido por todos aqueles que usufruem serviços como a aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

continua depois da publicidade

As beneficiárias do salário-maternidade também têm direito ao abono, mas seu pagamento é feito de forma distinta. Os valores são depositados junto à última parcela do benefício, de maneira proporcional, a depender da duração da licença.

É importante salientar que as parcelas só são oferecidas a inscritos que usufruem benefícios previdenciários, e não assistenciais.

Isso significa que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do auxílio-inclusão não têm direito ao 13º, pois tais indivíduos não contribuem para a Previdência Social, recebendo suas parcelas do fundo governamental.

Valores do abono

O pagamento do 13º é feito em dois momentos: enquanto a primeira parcela é depositada neste mês, a segunda inicia em maio.

Em ambos os casos, o valor corresponde a 50% do que será pago. Contudo, em um primeiro momento, o abono não é reduzido por conta de descontos e encargos, e a parcela inicial mantém seu valor integral.

continua depois da publicidade

Já na segunda parcela, paga um mês depois, o repasse possui alguns descontos inclusos, como o Imposto de Renda (IR).

Calendário oficial

Como informado anteriormente, os beneficiários com NB final 3 recebem seus valores nesta sexta-feira. Até o momento, já foram feitos dois outros pagamentos, referentes aos dígitos 1 e 2.

Vale lembrar que o calendário do 13º é dividido não apenas em duas parcelas, mas também por rendimentos. Existe um cronograma para quem recebe valores de até um salário mínimo e outro para benefícios que ultrapassam o piso. Confira:

Até um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBPrimeira parcelaSegunda parcela
124 de abril (pago)24 de maio
225 de abril (pago)27 de maio
326 de abril (nesta sexta)28 de maio
429 de abril29 de maio
530 de abril31 de maio
62 de maio3 de junho
73 de maio4 de junho
86 de maio5 de junho
97 de maio6 de junho
08 de maio7 de junho
continua depois da publicidade

Acima de um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBPrimeira parcelaSegunda parcela
1 ou 62 de maio3 de junho
2 ou 73 de maio4 de junho
3 ou 86 de maio5 de junho
4 ou 97 de maio6 de junho
5 ou 08 de maio7 de junho

A consulta dos valores e datas de pagamento também pode ser feita pelo site oficial do Meu INSS ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

Leia também

Concursos em sua
cidade