Quando o assunto é livros que viraram filmes, logo surge um enorme receio de que a mensagem principal da obra possa não ser traduzida da maneira esperada nas telas do cinema, já que essa missão nem sempre é fácil. Mas vale ressaltar que algumas produções cinematográficas garantem ainda mais relevância para os best-sellers em que foram baseadas, além dos seus respectivos autores. E isso pode despertar o interesse de novos leitores.
Se você tem o hábito de ler todos os dias e é um cinéfilo de carteirinha, continue a leitura dessa matéria até o fim. Selecionamos 13 livros que viraram filmes e tiveram uma ótima interpretação de consagrados atores e atrizes. Afinal de contas, todos os segredos irreveláveis e a magia única que as páginas de um livro guardam, também podem ser compartilhados nas telonas, não é verdade? Confira.
Livros que viraram filmes
1. O Sol é Para Todos
Esse é um dos clássicos mais famosos da literatura moderna. A obra aborda injustiças sociais e questões raciais, sob a ótica de uma criança afro-americana. A história do livro logo foi parar nas telas do cinema. Em 1963, a produção recebeu três Óscares, tamanho o seu sucesso entre o público.
2. E o Vento Levou
Outro dos livros que viraram filmes da nossa lista. Pouquíssimas histórias conseguem permanecer por tanto tempo no imaginário popular global quanto esse belo romance. Recordista de vendas em 1936, toda a história acontece no sul dos EUA, mais precisamente durante o período da Guerra Civil, o que marcou os difíceis anos da sua reconstrução.
3. Orgulho e Preconceito
Mais um dos livros que viraram filmes. A publicação desta renomada obra foi em 1813 e nos conta a trajetória de uma humilde mulher e suas quatro irmãs mais jovens. Porém, a chegada de dois homens ricos à cidade é vista como uma excelente chance de casamento para duas delas. Apesar de tudo conspirar contra, um dos cavalheiros acaba se apaixonando perdidamente pela protagonista.
4. Livros que viraram filmes: Janela para o Amor
Tanto o filme, lançado em 1985, quando o livro, narra a história de uma bela jovem inglesa que resolve viajar com sua prima para Florença, na Itália. Depois de uns dias naquela linda e apaixonante cidade, a moça conhece um homem e se apaixona perdidamente, o que a faz dividir o seu coração.
5. O Pagador de Promessas
Adaptado para as telonas do cinema em 1962, este livro narra a vida cheia de obstáculos de Zé do Burro, que morava no interior da Bahia e precisava pagar uma difícil promessa, custe o que custasse. A obra aborda assuntos como intolerância religiosa, resiliência humana e humildade.
6. Cidade de Deus
Esse é um dos livros que viraram filmes mais conhecidos do Brasil. A obra conta a trajetória de dois icônicos moradores de uma favela carioca. Ambos sempre estiveram envolvidos em crimes, tráficos de drogas e abusos. O lado sombrio da vida miserável dos moradores da Cidade de Deus é evidenciado do início ao fim. A produção foi indicada a quatro Óscares em 2004.
7. Vidas Secas
Esse livro acabou virando filme em 1963. Na obra, o leitor tem um panorama geral do dia a dia de um pequeno grupo de retirantes pelo sertão brasileiro. Ela aborda todas as dificuldades da pobreza extrema, a interminável seca nordestina, resiliência e, sobretudo, esperança por dias melhores.
8. Harry Potter
Pensou em livros que viraram filmes? Esse é um dos mais conhecidos. A obra narra as divertidas aventuras de um jovem bruxo na famosa Escola de Bruxaria de Hogwarts. Sempre na companhia dos seus dois amigos fiéis, o jovem se vê diante de uma complexa missão de acabar com a magia de um poderoso Lord.
9. 50 Tons de Cinza
Aclamado e controverso ao mesmo tempo, esse livro foi um verdadeiro sucesso de vendas em todo o mundo. A obra narra a trilogia erótica de uma jovem virgem que se apaixona loucamente por um magnata bonitão. O problema é que o homem era extremamente fascinado pelas práticas de dominação-submissão.
10. Livros que viraram filmes: Mundo em Caos
Nesta obra, que também foi adaptada para o cinema, um homem vive em um longínquo planeta onde todas as mulheres foram dizimadas por um misterioso vírus e os pensamentos humanos se tornam públicos. Então, ele e sua viola embarcam em uma emocionante aventura na busca por respostas em um novo mundo que esconde surpresas macabras.
11. Artemis Fowl
Essa saga literária nos apresenta oito livros que englobam os gêneros policial, fantasia e ação. A adaptação para as telonas envolve os dois primeiros livros e nos conta a história de um jovem que tinha um alto Q.I. e que era o único herdeiro de uma milionária família que sempre esteve envolvida em crimes. O garoto descobre um mundo mágico, enfrenta desafios e não se cansa até desvendar o sumiço do seu pai.
12. A Mulher na Janela
Esse livro já foi traduzido para cerca de 40 idiomas. A obra narra a vida de uma mulher solitária e divorciada que passava os seus dias bisbilhotando os vizinhos, assistindo filmes e degustando vinho tinto. Mas tudo muda quando uma família incomum se muda para a casa ao lado. Em uma calma noite, o inesperado acontece.
13. O Pintassilgo
O último dos livros que viraram filmes da nossa seleção. Na obra, um garoto perde sua mãe em um atentado terrorista em um museu de Nova York. Quando consegue sair dos escombros, ele leva consigo um quadro de um Pintassilgo. Ainda devastado, o menino se inspira na belíssima e irretocável pintura e resolve atuar no rentável mercado de falsificação de obras de arte.