Entra ano, sai ano… E o mercado automobilístico sempre busca maneiras de se renovar para atrair mais clientes. Geralmente, as marcas de carros lançam novas versões ou fazem um update daquelas que já estão disponíveis para venda. Alguns modelos também saem de linha.
E existem vários motivos que levam a essa tomada de decisão, como mudança na preferência dos consumidores e o próprio ciclo de vida do automóvel. Seja como for, sabemos que determinados carros devem deixar de ser fabricados no país – explicamos os detalhes na matéria.
Aproveite a visita em nosso site e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui, como dicas de estudo, economia, notícias de concursos abertos, tecnologia, novidades sobre vagas de emprego e, inclusive, uma seção exclusiva de simulados gratuitos.
Principais motivos que levam à descontinuidade da fabricação
Uma das razões mais significativas para a descontinuação de carros no Brasil está intrinsecamente ligada à constante evolução tecnológica e às exigências cada vez mais rigorosas em relação às normas ambientais. Até porque o ESG é a tendência do momento – a natureza agradece.
Para quem não sabe, ESG é uma sigla que se refere a três pilares fundamentais que guiam as práticas e ações das empresas: ambiental, social e governança. O primeiro dos pilares diz respeito às práticas mais conscientes para amenizar os impactos ambientes em operações.
Guarda isso com você: essa tendência ganhará muito mais espaço em 2024 e nos anos seguintes, especialmente devido à temática ser de grande relevância em todos os países. Quando estamos falando de carros, também devemos levar em consideração as novas tecnologias.
À medida que elas surgem, também emerge a necessidade de eficiência energética e redução de emissões ao considerarmos o ESG no debate. Modelos mais antigos, por sua vez, se tornam obsoletos com o passar do tempo, o que faz com que eles percam lugares para outros carros.
Outro fator determinante para a retirada de um carro do mercado brasileiro é a baixa demanda. O comportamento do consumidor está em constante transformação. Modelos que, em um passado recente, eram populares, podem perder atratividade diante das novas preferências.
Também devemos considerar os custos associados à produção e à logística de um veículo. Se um carro demanda investimentos elevados em materiais, tecnologia e mão de obra, e não possui uma margem de lucro compatível, as fabricantes podem descontinuar a sua produção.
Carros que devem sair de linha a partir de 2024
Agora que você conhece um pouco dos motivos que levam à descontinuidade de carros no Brasil e no mundo, vale a pena conhecer alguns modelos que devem sair de linha em nosso país durante o ano de 2024. Um deles é justamente o conhecido Renault Logan.
O modelo apresentava motor 1.6 SCe com injeção multiponto e tecnologia flex, que permitia ao veículo operar tanto com gasolina quanto com etanol. Ele era bastante famoso entre os brasileiros por ter um porta-malas generoso e bastante espaço para o motorista e passageiros.
Além dele, outros modelos possivelmente vão deixar de ser fabricados também. Confira alguns deles para você tomar conhecimento:
- Renault Stepway;
- Renault Logan;
- Citroën C4 Cactus;
- Chevrolet Cruze;
- Chevrolet Equinox;
- Toyota Yaris;
- Hyundai Tucson;
- Chevrolet Camaro;
- Chevrolet Cruze Sport6 RS;
- Chevrolet Bolt;
- Chevrolet Bolt EUV;
- JAC iEV330P;
- Nissan Leaf.