O trabalho como freelancer pode ser uma mão na roda para aquelas pessoas que preferem trabalhar em casa a partir de uma modalidade autônoma de serviço. Para ser reconhecido, é importante ter um portfólio rico e manter um bom networking com outros profissionais.
Uma forma interessante de estar sempre “no lugar certo e na hora certa” é recorrer à presença no LinkedIn. Faça uma bio estratégica ao abordar todas as áreas que você tem afinidade, usando palavras-chave para que outras pessoas possam encontrar o seu perfil.
Além do mais, alimente a rede com posts frequentes a respeito de dicas e dos aspectos que você aprendeu durante a sua carreira profissional até o momento. Isso fará com que você seja visto com recorrência, criando uma ampla rede de contatos estratégias para possíveis trabalhos.
Prestar serviço como freelancer e tirar ótimos ganhos é sempre bom em qualquer contexto, ainda mais quando você está precisando de uma renda extra. Agora, já pensou ganhar em dólar? Muitas empresas internacionais buscam serviços em outros países, incluindo o Brasil.
Consultamos um videomaker que atua internacionalmente para que ele pudesse dar dicas a quem não tem familiaridade com o assunto, mas busca se inserir no segmento. O profissional listou 11 sites em que você pode buscar serviços no exterior e ganhar em dólar. Vamos à lista?
Mas primeiro… Algumas dicas
Nós estamos acostumados a ver por aí inúmeros golpes envolvendo falsas vagas de emprego – tanto em CLT quanto em freelances. Por isso, todo cuidado é pouco. Até porque os sites que listaremos a seguir são agregadores de oportunidades em empresas no Brasil e no mundo.
Ou seja, antes de se inscrever e fornecer dados adicionais para as companhias, é necessário tomar algumas precauções:
- Pesquise sobre a empresa que abriu uma oportunidade de freelance. Veja se o perfil realmente é o oficial da companhia antes de aceitar alguma proposta de trabalho. Em caso afirmativo, pesquisa o nome da empresa no Glassdoor para verificar a reputação dela;
- Nunca informe mais do que o necessário e sempre suspeite quando a empresa ou site solicitar informações confidenciais;
- Recomendamos não colocar o endereço da sua residência no currículo. No máximo, coloque sua cidade e estado;
- Os sites que listaremos a seguir são confiáveis, já que o videmaker que consultamos usa as plataformas com frequência e já conseguiu inúmeras propostas de freelances. Entretanto, a confiabilidade depende da empresa que está oferecendo o trabalho, não o site em si;
- Para trabalhar com empresas do exterior, você precisa dominar a língua inglesa ou espanhola, pelo menos. Assim, você ficará por dentro de todos os detalhes sobre o freelance. Obrigatório para quem vai trabalhar com textos em outros idiomas, por exemplo. Caso ainda não tenha domínio, dedique um tempo para estudar o idioma antes de se aventurar em trabalhos internacionais.
Sites para arrumar freelances e ganhar em dólar
Dentre os inúmeros sites que agregam oportunidades de trabalho em outros países, podemos citar os seguintes:
- Fiverr;
- 99freelas;
- LinkedIn;
- Upwork;
- Jooble;
- GetNinjas;
- Workana;
- SimplyHired;
- Vinteconto;
- Freelancer.com;
- Vidsy;
- Genero.com.
Na maioria dos sites, será necessário ficar atento às oportunidades de freelance e, após a escolha, enviar uma proposta com orçamento e mais detalhes para a empresa contratante. Cada plataforma tem suas regras e funcionalidades específicas.
O Vidsy, por exemplo, é fácil de lidar porque o profissional nem precisa entrar em contato com o cliente em si. Basicamente, a empresa passa o trabalho, você faz, entrega o material e recebe pelo serviço (não tem alteração ou ajuste porque, se precisa, a própria companhia efetua).
No Genero.com, é necessário elaborar uma proposta para os freelances que aparecem na plataforma. Você vai pegando a prática com o tempo, sempre tendo em mente as dicas que citamos no tópico anterior.