Ser mãe ou pai de pet é o sonho de muitos amantes de animais.
Para aqueles que não moram em casas, no entanto, essa vontade pode parecer impossível: afinal, é comum ter a ideia de que os bichinhos não devem viver enclausurados em espaços pequenos, como apartamentos, sem que possamos proporcionar a eles uma vida feliz.
A verdade, porém, não é essa. Com tantos prédios tomando conta das cidades, as residências ficam cada vez mais reduzidas, mas isso não significa que o sonho de ter um cachorrinho deva morrer.
Existem diversas raças de cachorro que podem viver muito bem sem um quintal, e até mesmo se adaptar a locais com pouco espaço. Mas quais seriam elas? Confira abaixo 11 exemplos de raças de cachorros perfeitas para ter em apartamento.
11 raças de cachorro para apartamento

A maioria dessas raças é dócil, amigável e gentil, exigindo pouca atenção e aproveitando seu tempo sozinha. Foto: Reprodução / Pexels
1. Shih Tzu
Considerada uma raça extremamente independente e tranquila, o shih tzu é uma explosão de fofura e calmaria.
Esses bichinhos são perfeitamente capazes de passar um bom tempo longe da família sem sequer sofrer com a ansiedade de separação e outros distúrbios.
Assim, para aqueles que trabalham fora, não é preciso ter medo: o shih tzu vai ficar bem sozinho por não ser tão ativo ou agitado, além de ser dócil e trazer muita alegria para qualquer família.
2. Dachshund
Quem não adora o famoso cachorro salsicha? Uma das raças de cachorro pequeno mais queridas para apartamento, o dachshund é extremamente fiel e um companheiro sem fim.
Muito corajoso e sempre pronto para defender a família, esse cachorro é brincalhão e muito afetuoso. Apesar disso, é animado, o que exige que gaste mais energia diariamente. Isso pode ser resolvido com um tutor.
3. Pug
O pug é um dos bichinhos mais fofos e simpáticos de todos. Com uma personalidade sociável, leal e afetuosa, esse cachorro ama estar perto de humanos e não recusa um bom carinho.
Vale lembrar, porém, que o pug não gosta de passar muito tempo sozinho, mesmo que não precise de muitos exercícios físicos, especialmente por ser braquicefálico, uma característica de animais com crânio achatado e focinho curto.
4. Buldogue francês
De tamanho pequeno a médio, os buldogues franceses são muito indicados para quem não tem tanto espaço, mas muita vontade de ter um cachorrinho.
Conhecidos por ter uma personalidade tranquila e afetuosa, amam passar o tempo ao lado de seus tutores no sofá, sem exigir muitas brincadeiras intensas.
5. Bichon frisé
Muito fofo e energético, esse cãozinho pode até mesmo exigir mais atenção quando é hora da brincadeira, mas ainda se adapta perfeitamente a espaços pequenos.
Também alegres e amigáveis, eles amam a companhia de seus donos, seja dentro ou fora de casa. Essa não será uma preocupação.
6. Maltês
Os malteses são conhecidos por serem cães pequenos e dóceis, com pelagem longa e sedosa.
Excelentes companheiros, esses bichinhos são ideais para ter em um apartamento, seja por conta de seu tamanho diminuto ou por sua natureza amorosa.
7. Yorkshire terrier
Quem já viu um yorkshire terrier certamente sabe que o que esse cachorrinho não tem de tamanho, tem de personalidade.
Muito corajosos e afetuosos, possuem uma pelagem longa, mas que pode ser mantida sem maiores problemas em ambientes internos. São muito cotados para apartamentos por conta do tamanho e disposição tranquila.
8. Cocker spaniel inglês
O cocker spaniel inglês é um pouco maior que as demais raças citadas até então, mas ainda é muito dócil e obediente, se adaptando com facilidade à vida em espaços menores.
São famosos por ter uma natureza gentil e leal: o verdadeiro melhor amigo para alguém que mora em um apartamento.
9. Boston terrier
Ainda nos compactos, os boston terriers são cãozinhos extremamente amigáveis, tendo uma personalidade alegre e brincalhona.
Mesmo que se adaptem rapidamente à vida em apartamento, ainda gostam muito de passar tempo com suas famílias, seja dentro ou fora de casa. Assim, basta atenção e muito amor para que ele seja o mais feliz dos bichinhos.
10. Shiba Inu
De descendência japonesa, essa é outra ótima escolha de raça de cachorro pequeno para apartamento.
Mesmo que seja menor, essa raça é muito protetora, fiel e encantadora. Super atenciosos, brincalhões e carinhosos, o shiba inu ainda é ideal por ser mais silencioso, não incomodando os vizinhos.
No geral, ainda é necessário fazer bastante atividade física e passear com esse pet. O melhor é educá-lo e socializá-lo quando ele ainda é filhote.
11. Dálmata
O dálmata pode até mesmo ficar bem sozinho, mas ainda exige certa atenção por conta do seu gasto energético. A raça é bastante ativa e agitada, então é importante não deixar as atividades físicas de lado, seja dentro ou fora de casa.
Esse cachorro é bom para espaços pequenos, desde que seus donos tenham um pouco de tempo para se dedicar às necessidades do dálmata. Como compensação, terão um grande amigo ao lado.