As palavras com dupla grafia ou formas variantes são aquelas que podem ser escritas de duas formas, mas ainda assim estão corretas. Isso porque não deixam de seguir a norma culta da Língua Portuguesa.
Como foram incluídas no Novo Acordo Ortográfico em 1990, fazem parte do léxico do idioma e podem ser utilizadas normalmente pelos falantes. Porém, é preciso conhecê-las para não adotar as versões incorretas na sua fala. Entenda mais a seguir.
11 palavras que possuem dupla grafia
1. Assobiar e assoviar
Pode ser um verbo intransitivo ou um verbo transitivo direto. As duas formas referem-se à produção de som resultante de uma expiração constante pela boca. Veja alguns exemplos:
- Ele chegou assobiando no bar porque seu time ganhou o jogo;
- Quando era criança, gostava de assoviar para os pássaros no quintal.
2. Aterrissar e aterrizar
Também conhecido como aterragem, essas duas versões do verbo intransitivo estão corretas. Neste caso, referem-se ao ato de descer ou pousar especificamente na superfície terrestre. Veja alguns exemplos:
- A aterrissagem foi tranquila, ainda bem.
- O piloto teve que aterrizar na grama por conta de um problema no avião.
3. Cãibra e câimbra
Esse substantivo feminino possui duas versões. Designa a contração involuntária de um músculo ou conjunto de músculos causando dor. Veja alguns exemplos:
- O atleta abandonou a prova por conta de uma cãibra
- A banana é ótima para evitar câimbras.
4. Catorze ou quatorze
Ambas formas são utilizadas para referir-se a esse numeral, apesar de quatorze ser mais comum na escrita por extenso. Veja alguns exemplos:
- Ela tinha catorze anos na época do acidente.
- Faz quatorze anos que nos conhecemos.
5. Cota e quota
Esses dois substantivos femininos estão corretos e podem se referir a uma parcela. Porém, possuem diferentes sentidos de acordo com a frase, veja alguns exemplos a seguir:
- Eu paguei minha quota da negociação e fui embora;
- Entrei na faculdade por conta da política de cotas.
6. Descarrilar e descarrilhar
Esses verbos transitivos diretos e intransitivos estão corretos. Ambos referem-se a um acidente ferroviário que acontece quando um trem sai dos trilhos. Veja alguns exemplos:
- O barulho do trem descarrilando me assusta até hoje;
- Nunca tinha visto um vagão descarrilhar assim.
7. Abdome e abdômen
As duas grafias referem-se ao substantivo masculino que designa a região do tronco localizada entre o tórax e a pelve. Veja alguns exemplos:
- A aula de exercícios para o abdômen é sempre cheia na academia;
- Senti uma dor forte no abdome e fui ao médico.
8. Relampear e relampejar
Essas formas variantes estão corretas e designam o verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto relacionado à queda de relâmpagos. Veja alguns exemplos a seguir:
- Se relampear hoje, vamos cancelar a prova para não colocar os atletas em risco;
- Eu odeio quando está relampejando assim, sempre me assusto.
9. Taberna e taverna
As duas palavras referem-se ao substantivo feminino que designa um lugar pequeno com refeições baratas. Veja os exemplos:
- Os amigos foram comemorar a vitória do time em uma taberna local;
- Ela adorou conhecer aquela taverna temática no aniversário.
10. Octacampeão e octocampeão
Esse substantivo feminino pode ser escrito das duas formas por conta da junção com um numeral de posição. Refere-se a quem ganhou pela oitava vez em uma competição. Veja os exemplos:
- Ele se consagrou octacampeão na última corrida;
- Nunca existiu um octocampeão nessa categoria.
11. Infarto e enfarte
As duas grafias são aceitas na designação desse substantivo masculino. Define a obstrução cardíaca que causa mau funcionamento no organismo. Veja alguns exemplos:
- Quase tive um infarto ao saber dessa notícia;
- Ele morreu de enfarte aos 68 anos.
O que são as palavras de dupla grafia?
Também conhecidas como formas variantes, são palavras que possuem duas ou mais formas de serem escritas. Entretanto, não perdem o significado original.
Neste contexto, surgem em decorrência das transformações que os falantes impõem ao idioma. Ou seja, as variações linguísticas afetam a Língua Portuguesa e vão transformando-a com o tempo.
Seja por conta de regionalismos, sotaques ou até construções frasais distintas, tudo isso impacta na construção do léxico. Apesar disso, é sempre recomendado que você adote a grafia mais usual nos seus textos.
Assim você não corre o risco de algum desavisado indicar um erro na sua escrita, principalmente durante as provas de concurso e questões discursivas.