11 palavras que a maioria das pessoas erra na hora de falar

Está treinando a ortografia para encarar a prova de redação de um certame? Conheça as palavras que a maioria das pessoas erra na hora de falar.

Você já reparou como algumas palavras do nosso idioma parecem ser difíceis de pronunciar corretamente, concurseiro? Mas não se preocupe, pois isso é mais comum do que podemos imaginar.

continua depois da publicidade

Afinal, a pronúncia de determinados termos da Língua Portuguesa pode ser bem complicada mesmo. Por isso, resolvemos elaborar esta matéria que selecionou 11 palavras que a maioria das pessoas erra na hora de falar.

Se você sempre teve dúvida a respeito da pronúncia de certos termos do nosso idioma, basta continuar a leitura até o fim.

Leia também

Palavras que a maioria das pessoas erra na hora de falar

1. Asterisco

Muita gente fala “asterístico”, mas a palavra correta é “asterisco”, concurseiro. Nada mais é do que aquele sinal que parece uma estrela (*) e que é usado para chamar atenção do leitor, como quando temos uma nota de rodapé ou fazemos uma citação, por exemplo.

continua depois da publicidade

2. Torácico

Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar “toráxico”, certo? Parece complicado, mas é bem simples: “torácico”.

Essa palavra é usada para falar sobre algo relacionado ao nosso tórax, que é onde ficam os pulmões e o coração, protegidos pela nossa caixa torácica.

3. Supérfluo

Pode soar estranho, mas o correto não é “supérfulo” mas sim “supérfluo”. Isso significa algo que não é necessário, que a gente pode dispensar. Por exemplo, se algo parece ser um gasto supérfluo, é porque não precisamos realmente daquilo.

4. Beneficente

Milhares de pessoas falam “beneficiente”, mas o correto é “beneficente”, concurseiro. É quando alguém faz caridade ou ajuda os outros que precisam. Por exemplo, uma festa beneficente é aquela em que os lucros vão ajudar pessoas em situação difícil.

continua depois da publicidade

5. Privilégio

Se você sempre achou que a pronúncia correta é “previlégio”, está enganado. O certo é “privilégio”. Trata-se de algo bom ou vantajoso que algumas pessoas têm e outras não.

Por exemplo, poder estudar em uma boa escola é um privilégio, mas deveria ser um direito de todos.

6. Empecilho

Muita gente fala “impecilho”, mas o certo é “empecilho”, concurseiro. Trata-se de um obstáculo ou algo que atrapalha. Se alguém diz que não quer ser um empecilho na sua vida, significa que não quer atrapalhar seus planos.

7. Poliomielite

A pronúncia correta é “poliomielite”, embora muitas pessoas falem “poliomelite”. Trata-se de uma doença que pode paralisar os músculos e que deixa a pessoa incapacitada de se locomover sem a ajuda de alguém.

continua depois da publicidade

8. Cérebro

Se você sempre fala “célebro”, está errado, concurseiro. O correto é “cérebro”. É o órgão que fica dentro da nossa cabeça e controla tudo o que fazemos, pensamos e sentimos. Ele é o responsável pela vida.

9. Milionário

A pronúncia certa dessa palavra é “milionário” e não “milhonário”, tá? Este termo faz menção a alguém que tem mais de um milhão de reais em sua conta bancária ou em bens.

10. Entrevista

Você sempre pronunciou “intrevista”? O correto é “entrevista”, combinado? Esse termo se refere a quando conversamos com alguém para saber mais sobre algo ou para conseguir um emprego, por exemplo.

11. Bicarbonato

Milhares de pessoas Brasil afora falam “bicabornato” ao invés de “bicarbonato”, que é a forma certa. Esse termo é uma substância que usamos em algumas receitas, como para fazer bolos, por exemplo. Além de ajudar a deixar a comida mais gostosa, ele possui outras funcionalidades.

continua depois da publicidade

Agora que sabemos como pronunciar e escrever essas palavras corretamente, podemos nos comunicar melhor, com mais assertividade e de acordo com a norma culta.

Leia também

Concursos em sua
cidade