Uma conta de luz com o valor muito acima do esperado não é algo que ninguém deseja receber. Apesar da maioria dos gastos serem necessários, por conta do uso contínuo de fontes de energia, a tentativa de economizar no processo nem sempre parece frutífera. Afinal, o que muitos consideram como formas viáveis de reduzir o consumo nem sempre funciona, e descobrir novas maneiras de economizar energia e diminuir a conta de luz é essencial.
Este processo depende inteiramente dos donos de casa, e para torná-lo mais eficiente, é preciso levar em conta duas questões: a potência dos equipamentos e o tempo de utilização de cada um. A partir de então, é possível remediar o problema, identificando quais possuem potências menores e prestando atenção em seu tempo de funcionamento.
Para entender mais sobre isso, confira abaixo 11 formas de economizar energia e reduzir o valor da conta de luz no fim do mês.
11 formas de economizar energia e diminuir a conta de luz
1. Deixe a geladeira em um local ventilado
A geladeira corresponde a cerca de 30% da energia gasta em uma residência. Para evitar o consumo intenso, mantenha o aparelho em um local ventilado da casa, e não o deixe em áreas fechadas.
2. Mantenha a geladeira limpa
Além da dica anterior, outra forma de economizar é mantendo a geladeira sempre limpa e em bom estado de conservação. Não forre as grades visto que isso pode dificultar a circulação de ar; caso se ausente da residência por um longo período, esvazie o aparelho e deixe-o desligado, se possível.
3. Tome menos banhos quentes
Um dos maiores vilões da conta de luz é certamente o banho quente. O aquecimento da água corresponde a cerca de 20% da energia elétrica, e a porcentagem pode variar dependendo da temperatura local.
Uma forma de diminuir a fatura é evitar longos banhos em temperatura alta, bem como fechar o chuveiro ao se ensaboar e diminuir ao máximo o tempo que o equipamento permanece ligado.
4. Diminua o uso do ar-condicionado
O ar-condicionado é essencial para refrescar os ambientes, mas o aparelho consome muita energia, e para economizar, é preciso racionar seu uso. Quando possível, opte pelo ventilador, e se não, mantenha o ar-condicionado entre temperaturas como 23 °C e 25 °C.
5. Prefira eletrodomésticos eficientes
Ao trocar os eletrodomésticos, opte por aqueles que apresentarem maior eficiência energética. É possível conferir este detalhe por meio do selo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em uma escala que vai de E (menos eficiente) a A (mais eficiente).
6. Não durma com a TV ligada
Este tipo de hábito pode prejudicar muito quando se tem a intenção de economizar na conta de luz. Ao dormir com a TV ligada, utilize sempre a função de timer, de modo que o aparelho desligue automaticamente após um determinado período.
7. Controle o uso do ferro elétrico
Cerca de 7% dos gastos de energia são provenientes do uso do ferro elétrico. Para evitar utilizá-lo com frequência, tente acumular uma boa quantidade de roupas, para passar tudo de uma vez. Lembre-se de utilizar a graduação correta para cada tipo de peça, o que ajuda a economizar.
8. Utilize a máquina de lavar com eficiência
Evite ligar a máquina de lavar apenas para higienizar uma pequena quantidade de roupas. O certo é utilizar o aparelho apenas nos níveis máximos de uso; além disso, dose o sabão, de modo que não seja necessário repetir o enxágue. O filtro também deve ser limpo com frequência, o que torna o eletrodoméstico mais eficiente.
9. Cuidado com o modo stand-by
O modo stand-by faz com que muitos aparelhos apenas pareçam estar desligados, mas eles continuam consumindo energia. Itens como carregadores de celular e notebook, aparelhos de DVD e micro-ondas ligados na tomada podem consumir até 12% de gasto de energia, portanto, lembre-se de retirá-los na tomada quando não forem necessários.
10. Opte por lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são versões muito mais econômicas do que as fluorescentes e incandescentes, mesmo que custem mais caro. A longo prazo, a substituição é econômica, visto que podem durar até 14 anos, consumindo 10 vezes menos do que uma incandescente.
11. Invista na iluminação natural
Uma forma simples de economizar energia é optar pela iluminação natural nos cômodos. Assim, é possível evitar o uso de lâmpadas durante o dia, escolhendo cores claras para as paredes e o teto.