Existem determinados hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente que muitos concurseiros acabam negligenciando. Por mais que o mundo nos ofereça milhares de distrações que tiram o foco dos nossos objetivos, adotar algumas atitudes no dia a dia pode aumentar o seu nível de inteligência e deixar a sua mente mais ágil na hora de aprender o conteúdo exigido pelo edital.
Dessa forma, elaboramos essa matéria que selecionou 11 hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente. Continue a leitura até o fim para descobrir o que todo concurseiro precisa incorporar em sua rotina de estudos para fazer o seu cérebro funcionar cada vez melhor e ficar sempre ativo. Pode até não ser fácil no começo, mas depois você se acostuma. Confira.
Hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente
1) Procure sempre aprender algo novo
O concurseiro que deseja se tornar uma pessoa mais inteligente e esperta, precisa exercitar a sua mente de todas as formas. Por isso, recomendamos sempre procurar aprender algo novo. Seja preparar um prato diferente, consertar um aparelho eletrônico, tocar um instrumento musical, se familiarizar com um outro idioma, praticar uma nova modalidade esportiva, fazer aulas de teatro ou dança e até desenvolver uma habilidade técnica. Lembre-se de que o seu cérebro precisa se sentir desafiado, pois isso vai aumentar a sua elasticidade.
2) Hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente: Leia muito
A leitura constante aumenta o número de sinapses neurais, aprimora a imaginação, aumenta a criatividade e ativa diferentes áreas do nosso cérebro. Por isso, procure ler conteúdo relevante por, pelo menos, 40 minutos, todos os dias. O concurseiro que tem o saudável hábito de ler constantemente pode ter mais chances de aprovação no certame. Acredite. A leitura é um excelente aliado para aprender vocabulário e argumentação, que podem te ajudar na hora da redação.
3) Revise aquilo que acabou de aprender
Outros dos hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente é a revisão. Se você está estudando para as provas de um concurso público, não deve deixar de revisar aquilo que acabou de aprender. As revisões periódicas reforçam ainda mais as informações no cérebro, o que reduz as chances da “curva do esquecimento” dar as caras na hora H. Acabou de estudar um assunto? Revise-o. A sua inteligência agradece.
4) Seja um adepto da ginástica cerebral
Os jogos mentais, que exigem raciocínio lógico, podem até não ser tão divertidos como outros por aí, mas aumentam bastante a capacidade de cognição do concurseiro. Dependendo da atividade, ela pode até mesmo aumentar o seu QI. E opções não faltam: xadrez, dama, banco imobiliário, dominó, quebra-cabeças, sudoku, dentre outros, devem fazer parte da sua rotina diária.
5) Estipule um tempo limite para ficar conectado
Pensou nos hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente? Aqui vai um super importante: todo concurseiro precisa determinar um tempo máximo de horas para ficar conectado a internet. De acordo com os especialistas, passar longos períodos no mundo digital sem um objetivo específico não é nada saudável e pode afetar negativamente a sua inteligência. É claro que você não precisa se abdicar do seu entretenimento online, mas deve estabelecer um tempo limite para isso, entende?
6) Seja um concurseiro organizado
A organização precisa fazer parte da vida de todo concurseiro. A mente de uma pessoa organizada consegue ser mais focada e, por consequência, mais produtiva, no dia a dia. Quem consegue se organizar melhor costuma dar conta de cumprir toda a sua agenda de atividades, aprender aquilo que precisa e, de quebra, aumentar a sua bagagem de conhecimentos.
7) Faça pausas regulares durantes os estudos
Quando se fala em hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente, esse merece destaque. Se você tem o costume de estudar para as provas do concurso por várias horas seguidas, sem fazer intervalos periódicos, a sua produtividade pode ficar comprometida no dia a dia. As pausas são necessárias para a mente assimilar as informações recém-aprendidas e relaxar. A dica é: a cada duas horas horas de estudos, dê um tempo de 15 minutos.
8) Hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente: Compartilhe conhecimentos
Quando compartilhamos com os outros aquilo que acabamos de aprender, todas as informações se fixam em nossa memória por mais tempo. Além de ser um gesto de altruísmo, esse hábito pode ser um baita desafio para a memória, pois ela precisa recapitular todo o conteúdo que o concurseiro acabou de aprender. Dessa forma, que tal chamar um amigo e dar a sua aula particular sobre algum assunto?
9) Cerque-se de pessoas inteligentes
O ser humano influencia e é influenciado o tempo todo. Por isso, estar ao lado de pessoas com um alto nível intelectual, que estão sempre ávidas pelo conhecimento e que possuem habilidades sociais bem aprimoradas, pode deixar o concurseiro ainda mais inteligente. Ou seja, andar com pessoas espertas também pode nos deixar mais espertos. Faça o teste e comprove.
10) Anote tudo que for importante
Esse também é outro dos hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente. O concurseiro deve sempre anotar tudo aquilo que achar importante durante a fase de preparação para as provas. Por quê? Quando escrevemos à mão, as informações se fixam com mais facilidade em nossa mente. E isso se traduz em maiores chances de aprender, já que o seu arcabouço teórico será maior.
11) Tenha uma dieta saudável
O último dos hábitos diários para se tornar mais esperto e inteligente tem a ver com saúde. O concurseiro precisa ter uma dieta saudável e balanceada, no dia a dia. Determinados alimentos possuem as vitaminas, minerais e nutrientes necessários para a manutenção da saúde física e mental. Para detalhes mais técnicos e elaboração de um cardápio específico para o seu caso, recomendamos uma consulta com um Nutricionista.