Frases famosas marcaram seu lugar na história e ficaram conhecidas por serem atribuídas a grandes personalidades. Entretanto, existem também aquelas frases famosas que não foram ditas por ninguém importante ou conhecido.
Algumas dessas frases não passam de boatos, outras foram surgindo fora do contexto original, apenas para causar impacto, e todas elas aparecem distorcidas do sentido original. Existem também os casos daquelas que nunca foram ditas por quem realmente leva os créditos.
Também existem aquelas frases totalmente falsas, que sequer chegaram a existir. Pensando nisso, elaboramos um artigo com 11 frases famosas que não foram ditas por grandes personalidades.
11 frases que não foram ditas por grandes personalidades
Ao decorrer da história, muitas pessoas importantes viram suas palavras sendo distorcidas, inventadas e inclusive mal interpretadas. Isso porque as tais frases de efeito que muitas pessoas repetem hoje em dia, em alguns exemplos, não passa de fake news.
Confira a seguir 11 frases que não foram ditas por grandes personalidades e até hoje são motivos de confusão entre as pessoas:
1 – “Os fins justificam os meios” – Nicolau Maquiavel
Não há nenhuma evidência de que esta frase tenha sido dita por Maquiavel, em sua obra “O Príncipe”. O que mais se assemelha a este sentido é o trecho em que o autor diz “Os meios serão sempre julgados honrosos e por todos louvados, porque o vulgo sempre se deixa levar pelas aparências e pelos resultados, e no mundo não existe senão o vulgo…”.
2 – “A religião é o ópio do povo” – Karl Marx
A frase, na verdade, é um resumo mal feito do que Marx afirma no livro “Uma Contribuição para a Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”, publicada em 1843. O que Marx diz, em determinada altura, é algo como “A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração”.
3 – “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar um resultado diferente” – Albert Einstein
Nenhum registro histórico aponta para que Einstein tenha dito esta frase ou até mesmo que Benjamin Franklin seja o autor. Este é um exemplo de autoria desconhecida que até hoje intriga milhões de pessoas.
4 – “Mulheres bem-comportadas raramente fazem história” – Marilyn Monroe
A frase atribuída à loira, na verdade, é de autoria da historiada Laurel Thatcher Ulrich.
5 – “Uma única morte é uma tragédia, um milhão de mortes é estatística” – Joseph Stalin
Creditada a Stalin, a frase nunca foi encontrada em nenhum registro histórico que comprovassem a autoria de Stalin. Ela foi creditada ao escritor alemão Kurt Tucholsky, em uma obra publicada em 1932.
6 – “Se eles não têm pão, que comam brioches!” – Maria Antonieta
A rainha nunca foi tida como a real autora desta frase. No entanto, tal frase faz parte das confissões feitas por Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes da Revolução Francesa. Na obra, Rousseau afirma que em algum momento uma princesa teria dito isso ao se deparar com o povo faminto.
7 – “Elementar, meu caro Watson” – Sherlock Holmes
Talvez Sherlock Holmes tenha dito esta frase, entretanto, em nenhum livro do escritor Arthur Conan Doyle ela tenha de fato aparecido. O que mais se aproxima da citação seriam vezes em que Sherlock tenha dito “Elementar”, ou então “Superficial, meu caro Watson”.
8 – “Fi-lo porque qui-lo” – Jânio Quadros
A frase atribuída a Jânio Quadros, na verdade é o título de uma resenha na revista Veja, que falava sobre o livro de Jânio Quadros, intitulado “15 Contos”. A estrutura da frase também é incorreta, sendo o certo “Fi-lo porque o quis”.
9 – “Toque outra vez, Sam” – Casablanca
A citação clássica não aparece no filme Casablanca, de 1942. A personagem principal chega perto, quando diz “Toque uma vez, Sam. Pelos velhos tempos”.
10 – “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente; mas o que melhor se adapta às mudanças” – Charles Darwin
Não há nenhum registro que comprove a autoria de Charles Darwin, portanto a autoria da frase segue desconhecida.
11 – “Primeiro eles te ignoram. Então riem de você e te atacam. Então você ganha.” – Mahatma Gandhi
A frase nunca teria sido dita por Gandhi, e sua autoria segue desconhecida. Entretanto, ela se assemelha à frase dita pelo advogado Nicholas Klein, que disse: “Primeiro eles te ignoram. Então eles te ridicularizam. E então eles te atacam e querem te queimar. E então eles constroem monumentos pra você.”