Geralmente, costumamos associar a palavra “frio” a baixas temperaturas, à vontade de ficar na cama até mais tarde, aos dias mais curtos, àquela enrolação para tomar banho, comida mais pesada, uma soneca gostosa após o almoço ou a uma baita preguiça de trabalhar e por aí vai. Mas você sabia que esse processo sensorial também esconde outras particularidades interessantes, concurseiro?
Por isso, resolvemos elaborar esta matéria que selecionou 11 curiosidades sobre o frio que talvez você não conhecia. Nos dê o prazer da sua agradável companhia até o fim da leitura e descubra quais são elas. Por mais que a época de baixas temperaturas tenha os seus encantos e adeptos, ela esconde alguns segredos que muita gente desconhece. Confira.
Curiosidades sobre o frio
1) Sentimos mais frio quando estamos febris
Você já reparou que quando uma pessoa está com febre ela chega a tremer de tanto frio, até mesmo em dias quentes? Isso acontece porque, no estado febril, a temperatura do organismo está maior do que a do ambiente. Dessa forma, o corpo perde calor, o que provoca a incômoda sensação de frio.
2) A nossa pressão arterial se eleva no frio
Outra das curiosidades sobre o frio que muita gente desconhece. Em dias de baixas temperaturas acontece um processo conhecido como vasoconstrição em nosso organismo. Ou seja, os vasos sanguíneos e as artérias do corpo se contraem, dificultando a passagem do sangue por elas. E isso eleva os valores da pressão arterial, na maioria das pessoas.
3) Curiosidades sobre o frio: O número de micções diárias é maior
Em épocas de baixas temperaturas, costumamos transpirar bem menos do que no calor. O problema é que o nosso organismo precisa eliminar o excesso de líquidos que ingerimos de alguma forma. Muitas vezes, esse processo acontece pelo suor, mas como está frio, a eliminação se dá pela urina. Por isso, o número de micções diárias é maior.
4) O frio ajuda na recuperação da pele
Se você sofreu alguma lesão superficial na pele sem gravidade, colocar gelo pode ser útil. O frio faz os vasos que estão dilatados se contraírem, o que leva a diminuição do fluxo de sangue no local e, por consequência, o sangramento. Faça o teste e comprove.
5) Veículos movidos somente a álcool demoram mais a pegar no frio
Mais uma das curiosidades sobre o frio. Para o álcool entrar em combustão e fazer o motor de um automóvel dar partida, é necessário que a temperatura externa não esteja baixa. Por isso, os carros movidos somente a etanol demoram mais tempo para pegar em dias frios. Ademais, a viscosidade do óleo aumenta e as reações químicas na bateria acontecem mais vagarosamente.
6) A água do radiador do carro não congela em dias frios
Se você mora em uma cidade que ocorrem geadas frequentes, provavelmente já se perguntou por que isso acontece, certo? A água desse compartimento do motor dos veículos não congela simplesmente porque ela é misturada ao etilenoglicol, que é uma substância anticongelante e que não evapora com facilidade.
7) A sensação de dor é bem maior no frio
Pensou em curiosidades sobre o frio? Em dias de baixas temperaturas ocorre uma considerável diminuição da produção de adrenalina e cortisona, que são hormônios que atuam no controle da sensação de dor. Ademais, as terminações nervosas costumam ser extremamente sensíveis ao frio, o que pode fazer com que a nossa percepção seja maior.
8) Ingerir bebida alcoólica em dias frios provoca uma sensação de aquecimento do corpo
O álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e das artérias do nosso corpo. E esse processo faz o sangue fluir com mais facilidade, o que acarreta em uma perda de calor interna por causa desse aumento de diâmetro. E isso faz parecer que o nosso organismo está aquecido, já que a sua temperatura está um pouco mais alta.
9) O frio é o responsável pela noite polar
Outra das curiosidades sobre o frio. Nos países nórdicos (localizados no extremo norte da Europa) acontece a noite polar, que é um fenômeno natural que ocorre no inverno. Não existe o nascer do sol, ou seja, dependendo da cidade, ela pode ficar até dois meses na total escuridão, independentemente se é dia ou noite. São 24 horas no escuro (só com a iluminação artificial) durante oito semanas, em média.
10) Curiosidades sobre o frio: Costumamos ficar mais tristes em dias de baixas temperaturas
No frio costuma ocorrer um aumento da produção de melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono. E como os dias no inverno costumam ser mais curtos, o nosso organismo produz menos serotonina, que é o hormônio da alegria. Por isso, muita gente costuma ficar mais triste ou deprimida durante essa época do ano.
11) A sensação de frio varia de pessoa para pessoa
A última das curiosidades sobre o frio. Uma pessoa que tem uma menor porcentagem de tecido adiposo no organismo do que outra, certamente vai sentir mais frio. Isso acontece porque a gordura é um poderoso isolante térmico que faz o organismo reter mais calor, entendeu?