Você está em casa naquela ânsia para conseguir uma recolocação profissional e, de repente, recebe uma ligação para participar de um processo seletivo em uma respeitada companhia. Aí bate aquela dúvida: como aumentar as chances de ser aprovado? Essa matéria selecionou 11 coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego.
Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura para conhecer aquilo que todo profissional jamais deveria falar para o recrutador. Lembre-se de que a entrevista é um momento decisivo entre a conquista da vaga dos sonhos e a temida eliminação do candidato. Por isso, saber o que não falar nessa hora é fundamental. Confira.
Coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego
1) Comentários negativos sobre a última empresa que trabalhou
Não existe nada mais desagradável para o recrutador do que ficar escutando o candidato tecer comentários negativos sobre o seu último emprego. Além de passar uma péssima impressão, essa postura não o favorece em nada. Sendo assim, não fale mal do seu ex-patrão durante a entrevista, pois isso não vai te ajudar a ser selecionado.
2) Respostas vagas
Essa também é outra das coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego. Aquele candidato que dá respostas vagas para o recrutador passa a impressão de que não está interessado ou que gostaria de estar em qualquer outro lugar menos participando daquele processo seletivo. Sendo assim, evite responder de forma que possa deixar o entrevistador em dúvida.
3) Duvidar da idoneidade da empresa
Mais uma das coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego. Aquele candidato que, por meio de perguntas ou insinuações, passa a impressão de que está duvidando da idoneidade da empresa contratante, pode não ser aprovado no processo seletivo. Por isso, você jamais deve duvidar dos valores ou do posicionamento de mercado da organização. Comentários pejorativos não são recomendados nesse momento.
4) Coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego: Mentiras
O candidato que fala mentiras a respeito das suas habilidades, formação acadêmica ou vivência profissional, só para conquistar a vaga dos sonhos, pode não ter muitas chances de ser aprovado na seleção. Vale lembrar que, com o passar do tempo, o recrutador pode descobrir que nada daquilo que o candidato falou era verdade. E isso pode manchar sua reputação.
5) Usar linguagem inadequada
Tem muito profissional por aí que acha que pode conversar em uma entrevista de emprego da mesma maneira que fala com os amigos na mesa de um bar. Isso é um erro crasso. A linguagem usada em um processo seletivo precisa ser compatível com aquele importante momento, ou seja, formal. Gírias e palavras inapropriadas pegam mal, por isso, devem ser evitadas.
6) Perguntas óbvias demais
Outra das coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego. O candidato que faz perguntas óbvias demais para o recrutador, seja a respeito da empresa ou das particularidades da vaga em aberto, pode ser reprovado na seleção. Por quê? Essa atitude indica que ele não se preparou adequadamente. Caso tenha alguma pergunta a fazer, pense bem antes de falar e analise se a mesma é pertinente.
7) Interromper o entrevistador
O recrutador está falando? Não o interrompa de maneira alguma. Além de demonstrar falta de educação (e bom senso), você pode atrapalhar o raciocínio dele e desviar a atenção dos outros candidatos. Mesmo que tenha surgido aquela dúvida, espere o entrevistador acabar de falar, combinado? Isso demonstra bom controle emocional.
8) Coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego: Piadas
Não podemos negar que o senso de humor é algo bem-vindo e pode alegrar qualquer ambiente. Mas quando se trata de um processo seletivo, fazer piadas e balbuciar frases que permitem dupla interpretação podem fazer o candidato ser eliminado. Esse tipo de brincadeira pode passar a impressão de falta de seriedade e de compromisso com o trabalho. Tudo tem a sua hora. Lembre-se disso.
9) Mencionar que não gosta de trabalhar em equipe
A convivência dentro do ambiente corporativo nem sempre é agradável, já que somos humanos. Isso é fato. Mas aquele candidato que faz questão de deixar claro que repudia o trabalho em equipe e não faz nenhuma questão de trabalhar com os outros colegas, também pode ser reprovado. Mesmo que não goste de realizar tarefas em grupo, recomendamos guardar essa informação somente para você. O entrevistador não precisa saber disso, certo?
10) Demonstrar grosseria
Quando se pensa em coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego, essa jamais poderia faltar. Vez ou outra, perguntas de cunho pessoal podem surgir em um processo seletivo. Por isso, cabe ao candidato respondê-las de uma forma educada, mas sem dar muitos detalhes. O que não vale é ficar irritado e se valer da grosseria com o entrevistador. Cuidado com isso.
11) Usar linguagem técnica demais
Finalmente, a última das coisas que você não deve dizer numa entrevista de emprego. Aquele candidato que se comunica usando uma linguagem técnica demais pode deixar o entrevistador perdido durante a conversa. Lembre-se de que você domina a sua área de atuação, mas ele não. Dessa forma, que tal falar de uma forma simples, clara e objetiva? Boa sorte.