A literatura brasileira é bem representada pelos inúmeros escritores que surgiram ao longo dos séculos, com suas obras que viajaram o mundo inteiro. Esses autores brasileiros fizeram ou ainda continuam fazendo um trabalho imenso pela cultura e por despertar o prazer de ler.
Suas obras ajudaram na formação de identitária e cultural de um povo, trazendo várias reflexões sobre as questões colocadas nos livros. Seja a prosa ou a poesia, o Brasil possui grandes nomes que merecem destaque.
Pensando nisso e no prazer que a leitura traz, além de seus inúmeros benefícios para uma vida mais feliz e saudável, elaboramos uma lista com os 11 autores brasileiros que você precisa conhecer.
11 autores brasileiros que você precisa conhecer
Pela sua representatividade cultural, a literatura brasileira é uma das grandes riquezas de nosso povo. Ela está bem representada e os vários autores brasileiros se mostraram importantes com o grande alcance de sua obra.
Confira a seguir a lista com 11 autores brasileiros obrigatórios e que você precisa conhecer agora mesmo:
1 – Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987)
Drummond nasceu em Minas Gerais, em 1902. O poeta tem sua obra concentrada na segunda parte do modernismo brasileiro, mais precisamente na parte do “modernismo de 30”, época em que o poeta começou a ganhar notabilidade pela sua poesia. Dentre suas obras mais conhecidas estão “Sentimento do Mundo” (1940) e “A Rosa do Povo” (1945).
2 – José de Alencar (1829 – 1877)
José de Alencar foi o precursor do que ficou mais tarde conhecido como romance de temática nacional. Formado em Direito, sempre demonstrou paixão pelas letras e deixou na escrita o seu maior legado, com a obra “O Guarani”, de 1857.
3 – Machado de Assis (1839 – 1908)
Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos como o maior nome da literatura nacional. Sua escrita se faz presente em quase todos os gêneros literários, como poesia, romance, crônicas, contos, peças de teatro e até crítica literária.
A obra de Machado de Assis teve grande alcance mundial, e está presente em vários países do mundo. Seus temas variam entre momentos históricos importantes do país, como a Abolição da Escravatura e à República, dando fim ao Império.
Dessa forma, a sugestão de leitura fica por conta de títulos conhecidos, a saber: “Dom Casmurro”, de 1899 e “Quincas Borba” (1891).
4 – João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999)
João Cabral de Melo Neto está na lista de 11 autores brasileiros que é importante conhecer. O poeta pernambucano é um dos maiores nomes da Geração de 45. Sua obra é marcada pelo rigor estilístico e uma aproximação da cultura popular com a poesia e o erudito. É autor do poema “Morte e Vida Severina”, de 1955.
5 – Hilda Hilst (1930 – 2004)
Dona de uma obra provocativa, Hilda Hilst é considerada uma das grandes autoras da poesia brasileira no século XX. Seu estilo à época foi considerado inovador e a poeta tratava de temas até então proibido para as mulheres, como a sexualidade. Dentre seus livros, destaque para “A Obscena Senhora D” (1982) e “Tu Não Te Moves de Ti” (1980).
6 – Cecília Meireles (1901 – 1964)
A escritora carioca nasceu em 1901 e aos 18 anos já tinha publicado seu primeiro livro, “Espectros”, de 1919. Sua obra recebeu vários prêmios de literatura. Foi reconhecida por escrever de forma intimista e sensível.
7 – Jorge Amado (1912 – 2001)
Jorge Amado foi um dos grandes autores em língua portuguesa. Suas histórias geralmente se passam no nordeste e abordam questões sociais intrínsecas à Bahia. Algumas de suas histórias ficaram populares com adaptações para a televisão e o cinema, como é o caso de “Tieta do Agreste”, “Capitães da Areia” “Gabriela” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.
8 – Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977)
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira de muita importância para a literatura nacional. Moradora da favela do Canindé, em São Paulo, a escritora mineira trouxe à tona suas dificuldades como mãe, pessoa pobre e mulher negra. Sua grande obra é o livro “Quarto de Despejo”, publicado em 1960 e que conta com uma história autobiográfica da autora.
9 – Clarice Lispector (1920 – 1977)
Clarice Lispector é um clássico da literatura brasileira. A escritora possui uma obra profunda e margeada por muito sentimentalismo. Clarice possui textos tão interessantes que chamou a atenção de diferentes gerações de jovens. A autora se destacou por sua extensa obra, que inclui títulos como “A Paixão Segundo GH” e “A Hora da Estrela”.
10 – Graciliano Ramos (1892 – 1953)
A prosa de Graciliano Ramos é considerada a mais importante da chamada segunda metade do modernismo. Seu livro de maior destaque é “Vidas Secas”, publicado em 1938. O autor também possui outros clássicos como “Angústia” e “São Bernardo”.
11 – Conceição Evaristo (1946)
Conceição Evaristo nasceu em Minas Gerais, em uma favela. A escritora negra é um dos principais nomes da literatura afro-brasileira. Sua obra inclui romances, poemas e contos publicados em antologias.