Os cães são animais de estimação muito populares em todo o mundo, principalmente por serem excelentes companheiros para toda a família. No Brasil, existem 10 raças de cachorro que são muito comuns e facilmente encontrados nas residências do país, independentemente da região e da diferença cultural entre os brasileiros.
Sobretudo, são boas opções para quem tem filhos pequenos e também para os mais velhos que estão procurando companhia em seus dias. Ademais, essas raças de fácil manutenção, adestramento e educação. Saiba mais informações a seguir e descubra quais são as raças de cachorro mais comuns no Brasil:
10 raças de cachorro mais comuns no Brasil
1) Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão
Conhecido como Lulu da Pomerânia, essa raça é caracterizada pelo corpo pequeno e compacto, além de uma pelagem abundante e arejada que envolve uma silhueta delicada e elegante. Por conta da estrutura física, são sensíveis na região dos ossos e articulações e possuem um tempo de trânsito grastointestinal reduzido.
2) Bulldog Francês
De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, o bulldog francês está no topo do ranking das raças de cachorro mais comuns no Brasil. Entre as particularidades está a estrutura corporal compacta, mas forte, robusta e musculosa. Além disso, possuem uma anatomia braquicefálica, o que pode causar complicações de respiração ao longo da vida.
3) Shih-tzu
Outro queridinho das famílias brasileiras é o Shih-tzu, uma raça conhecida pela alta expectativa de vida, bons tratos com as crianças e grande socialização. Apesar disso, podem apresentar mais problemas de saúde, principalmente na pele, região dos ouvidos e no trato intestinal. No entanto, uma dieta adaptada pode fazer toda a diferença na saúde dessa espécie.
4) Rottweiller
Tradicionalmente utilizados como cães de segurança, os Rottweillers são animais de grande porte que possuem um temperamento dominador, estrutura corporal musculosa e demanda por espaço para a realização de atividades físicas. Comumente, são animais muito ativos que precisam gastar energia diariamente para crescerem saudáveis.
Uma das raças de cachorro mais comuns no Brasil, os Rottweillers são extremamente fiéis, companheiros e leais aos seus donos. Em alguns momentos, podem agir de maneira territorialista, o que é resolvido com um bom treinamento.
5) Pug
Os Pugs são animais de origem chinesa que se tornaram populares há séculos, inclusive no Brasil. Porém, são uma raça mais sensível, com características braquicefálicas, corpo compacto e musculoso, quase nenhuma resistência a exercícios físicos e uma tendência natural ao ganho de peso. O principal desafio de quem tem esses animais é mantê-los ativos, porque podem ser preguiçosos e comilões.
6) Golden Retriever
A quantidade de pelos que essa raça solta só não é maior do que a disposição e o companheirismo que possuem. Como cães de grande porte, são dóceis, amigáveis e extremamente apegados aos seus donos. Por serem muito brincalhões, são excelentes para casas com crianças.
7) Pastor Alemão
Uma das raças mais admiradas pelos brasileiros, em especial por homens solteiros, o Pastor Alemão é um fiel companheiro que irá proteger toda a família. Com estrutura corporal elegante, olfato desenvolvido e grande disposição energética, esses cães demandam espaço para explorar o seu potencial.
8) Yorkshire Terrier
Assim como os Shih-tzus, essa raça é muito famosa entre as mulheres, tanto pelo aspecto estético dos pelos quanto pela delicadeza dos animais. Com alta expectativa de vida, podem ter coloração cinza-aço, marrom ou preta, com fios longos e lisos que se arrastam pelo chão.
9) Border Collie
Naturalmente pastoreiros, essa raça é caracterizada pela necessidade de atividades físicas, porque tem energia de sobra e podem acabar destruindo o lar se não gastarem um pouco desse vigor. Com uma dieta calórica e proteica, conseguem viver durante longos anos.
10) Vira-lata
O vira-lata é o cachorro mais comum do Brasil, e alguns até dizem que representam o país por conta da sua diversidade e mistura. Nesse contexto, podem ter diferentes comportamentos, temperamentos e portes, mas costumam ser sociáveis com todas as pessoas da família. Em alguns casos, escolhem um membro para ter como o favorito e ficam grudados sempre que possível.