10 profissões que nunca poderão ser substituídas pela IA

Com a Inteligência Artificial (IA), muitos empregos desaparecerão e novas profissões também serão criadas. Mas, quais profissões resistirão a ela?

A Inteligência Artificial (IA) tem evoluído ao longo dos anos, sendo capaz de fornecer informações, criar conteúdos e desempenhar funções antes exclusivas dos humanos. Prevê-se que, até 2045, os computadores sejam responsáveis pela substituição de profissões comuns, como operadores de telemarketing e até entregadores de aplicativo.

continua depois da publicidade

No entanto, algumas ocupações permanecerão imunes à substituição por máquinas, especialmente aquelas que exigem um nível de interação humano-máquina que a IA atualmente não consegue replicar. Veja quais são a seguir.

Profissões que a inteligência artificial não poderá substituir

1. Arquitetura e design de interiores

Leia também

Se você gosta de prédios incríveis e espaços únicos, os arquitetos e designers são os artistas da construção. Mesmo com a ajuda da inteligência artificial para aspectos técnicos, a criatividade e o toque pessoal dos especialistas humanos são insubstituíveis.

2. Psicologia

Precisou conversar com alguém que realmente ouve você? Os psicólogos entendem emoções e pensamentos e fornecem orientações de acordo com suas necessidades específicas. Apesar dos chatbots, psicólogos oferecem empatia genuína e suporte personalizado.

continua depois da publicidade

3. Comunicação

Se você admira quem consegue se expressar com palavras, os comunicadores são mestres em transmitir mensagens eficazes. A inteligência artificial pode gerar texto, mas falta a criatividade e a conexão emocional humana.

4. Engenharia de software

Ótimos em resolver problemas, os engenheiros de software são verdadeiros mágicos da tecnologia. A IA pode até ajudá-los, mas os profissionais humanos lidam com sistemas complexos e tomam decisões estratégicas, que não podem ser tomadas pela máquina.

5. Profissionais de saúde

Embora alguns robôs já estejam substituindo os cirurgiões, será muito difícil para eles substituir completamente os médicos, pois são eles que operam cada máquina e são responsáveis ​​pelo seu uso.

continua depois da publicidade

Agora imaginemos que queremos ir a um psiquiatra, este nunca poderá ser substituído por uma máquina, porque o seu trabalho consiste no acompanhamento personalizado da estabilidade de cada um dos pacientes.

O diagnóstico de transtornos e tratamento personalizado são coisas que a Inteligência Artificial dificilmente conseguirá compreender.

6. Atletas profissionais

É possível que, no futuro, as máquinas possam adquirir o movimento fluido das articulações humanas. No entanto, pensa-se que é improvável que os humanos prefiram ver um robô competindo do que um humano, uma vez que o desempenho de uma máquina não é comparável ao nosso físico.

continua depois da publicidade

7. Mecânicos

Estes profissionais são especialistas em equipar e reparar peças de determinados dispositivos, sejam eles automotivos, industriais, entre outros. Portanto, até os robôs precisam de intervenção humana quando uma de suas peças falha, e precisa ser reparada ou substituída.

8. Cientistas

Seu trabalho requer uma grande capacidade de adaptabilidade, aprendizagem, inovação e pensamento crítico, chaves para enfrentar os desafios atuais e futuros. Embora a IA possa facilitar o seu trabalho ao processar grandes quantidades de dados ou realizar cálculos complexos, ela está longe de substituir o raciocínio humano e a criatividade científica.

9. Professores e educadores

Por outro lado, professores e educadores são profissões difíceis de substituir, pois exigem grande capacidade pedagógica, motivação, feedback e personalização, fundamentais para o processo educativo.

Embora a IA possa apoiar o seu trabalho oferecendo recursos digitais, plataformas interativas ou sistemas de avaliação, ela não pode substituir o papel humano e a influência positiva que estes profissionais têm em todos os seus alunos.

10. Artistas e escritores

Embora nos últimos meses diferentes ferramentas tenham provado ser capazes de criar músicas e ilustrações apenas digitando algumas palavras, a verdade é que criatividade, expressão e emoção são qualidades humanas que dificilmente podem ser imitadas pela inteligência artificial.

Nesse sentido, ao contrário das IAs que imitam estilos, os artistas são capazes de conceber e criar obras originais e comoventes, que têm a capacidade de conectar-se com as pessoas e transmitir uma visão particular do mundo.