10 plantas medicinais para cultivar em casa

O concurseiro que é fã número um da natureza e quer turbinar os seus conhecimentos para as provas, precisa conhecer as plantas medicinais para cultivar em casa.

As plantas medicinais para cultivar em casa podem ser de grande valia no tratamento de vários tipos de doenças. Muita gente adota essa prática secular e faz questão de ter algumas espécies bem cuidadas em seu jardim.

Essa matéria selecionou 10 plantas medicinais para cultivar em casa que todo concurseiro que está pensando em fazer isso precisa conhecer. Se esse também é o seu caso, prossiga com a leitura até o fim e fique por dentro.

Plantas medicinais para cultivar em casa

    Leia também
  1. Alecrim: essa espécie é rica em óleos essenciais como a cânfora e o limoneno. O alecrim costuma ser bastante usado para amenizar as dores articulares ou reumáticas e aliviar hematomas.
  2. Agrião: o agrião é um anti-inflamatório natural das nossas vias respiratórias, tem um alto poder diurético e pode ser usado para combater as bronquites crônicas, além da tosse.
  3. Canela: usado para tratar problemas estomacais como gases e má digestão, o óleo da canela combate fungos e microrganismos, além de ser um potente anti-inflamatório.
  4. Alfazema: essa espécie pode combater a insônia, a falta de apetite e a inflamação na bexiga. Suas folhas fazem parte da fórmula de medicamentos contra bronquite, queimaduras e dores de cabeça.
  5. Alho: potente redutor do colesterol ruim (LDL), antisséptico e expectorante natural, o alho pode turbinar a imunidade do concurseiro e ainda provocar vasodilatação, o que reduz a pressão arterial.
  6. Carqueja: essa planta contribui para o aumento da produção da bile pelo fígado, além de ter propriedades digestivas e anti-inflamatórias. Ademais, a carqueja reduz a glicose do sangue.
  7. Erva-cidreira: excelente no combate à insônia, além de reduzir cólicas e gases após as refeições mais pesadas. Além disso, a erva-cidreira tem potentes propriedades analgésicas.
  8. Babosa: essa planta tem uma poderosa função antisséptica e auxilia na cicatrização de feridas ou queimaduras na pele. A babosa ainda é indicada para combater caspa, piolhos e lêndeas.
  9. Capim-limão: essa espécie é massivamente usada como analgésico e para combater problemas gastrointestinais. Ademais, ela possui propriedades sedativas que podem fazer o concurseiro cair no sono.
  10. Cravo-da-Índia: o seu óleo é um poderoso antisséptico e pode combater a inflamação das mucosas, bem como os inchaços dos membros inferiores (pernas e pés).