Os mitos que quase todo mundo acredita englobam diversas áreas do conhecimento e pairam na mente de milhares de pessoas que se deixam levar pela famosa crença popular. O fato é que eles não passam de mentiras bem contadas que, de uma certa forma, acabaram se tornando verdades com o passar do tempo.
continua depois da publicidade
Elaboramos essa matéria que selecionou 10 mitos que quase todo mundo acredita. Aquele concurseiro que sempre teve a curiosidade de conhecer essas lendas urbanas, basta continuar a leitura até o fim.
Mitos que quase todo mundo acredita
- O ser humano só usa cerca de 10% da capacidade total do seu cérebro: cada área desse órgão tem uma função específica, e nós precisamos de todas elas para manter a nossa capacidade funcional.
- A lua tem um lado escuro: outro dos mitos que quase todo mundo acredita. Os raios solares alcançam toda a superfície lunar, sem exceção.
- A lua cheia é capaz de afetar o humor das pessoas: essa fase da lua não tem nada a ver com o seu estado de humor, de acordo com a ciência.
- O açúcar faz as crianças se tornarem hiperativas: a ciência também já comprovou que hiperatividade e açúcar não possuem nenhuma relação direta.
- Um raio jamais cai duas vezes no mesmo local: outro dos mitos que quase todo mundo acredita. Se você acredita nesse “provérbio”, que tal observar o para-raio do prédio vizinho em um dia de tempestade?
- Jogar uma moeda do último andar de um arranha-céu pode matar alguém no solo: mesmo com a força da gravidade, esse objeto não consegue matar uma pessoa, tá?
- Os antibióticos matam os vírus: esses medicamentos eliminam bactérias e não os vírus, concurseiro. Então, nada de tomar antibiótico para curar aquela gripe chata.
- A memória dos peixes é de apenas cinco segundos: mais um dos mitos que quase todo mundo acredita. A ciência já comprovou que algumas espécies de peixes têm memória que podem durar vários meses.
- Leite com manga faz mal: esse mito é um dos mais antigos. De acordo com a ciência, esses dois alimentos fazem muito bem para a saúde, mesmo se forem ingeridos juntos.
- Os golfinhos são os animais mais inteligentes depois do ser humano: o último dos mitos que quase todo mundo acredita. Por mais que esses bichos sejam espertos, eles não estão em segundo lugar no ranking da inteligência.