Os maiores erros de português que os brasileiros cometem precisam ser evitados a todo custo pelo concurseiro que deseja ser aprovado em um certame. Afinal de contas, para que a sua redação seja aprovada, a grafia e a concordância corretas de uma dissertação argumentativa costumam ser avaliadas com rigidez pela banca examinadora. A questão é que os equívocos cometidos na Língua Portuguesa tiram toda a credibilidade de qualquer texto e colocam tudo a perder.
Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou os 10 maiores erros de português que os brasileiros cometem. Se você é um concurseiro que está treinando para arrasar na redação do certame, não deixe de se conferir as dicas abaixo para aumentar as suas chances de aprovação. Um pouquinho de atenção aos detalhes pode fazer muita diferença.
Maiores erros de português que os brasileiros cometem
1. Anexo, Anexa ou Em anexo
Essa dúvida costuma ser bastante comum entre milhares de concurseiros por aí. Por isso, vamos esclarecê-la agora. “Anexo” é um adjetivo. Então, usar a expressão “Em anexo” está errado, tá? O correto seria: “Segue a foto anexa ao documento” ou “O vídeo anexo não abre no meu computador”, por exemplo.
2. A ou Há
Outro dos maiores erros de português que os brasileiros cometem. Quando você estiver se referindo ao tempo futuro sempre deve usar “a”. Mas quando fizer menção ao passado, é necessário usar o “há”, entendeu? Por exemplo: “Maria se casou com César há 15 anos”. “João vai se mudar para Nova York daqui a um mês”.
3. Em vez de ou Ao invés de
Mais um dos maiores erros de português que os brasileiros cometem. “Em vez de” remete a algo que está no lugar de outra coisa. Exemplo: “Bruna preferiu levar banana em vez de maçã para o lanche da tarde”. Já a expressão “Ao invés de” conota o sentido contrário. Exemplo: “A foto do Ricardo ficou preta e branco ao invés de colorida”.
4. Maiores erros de português que os brasileiros cometem: Através de ou Por meio de
Tem muito concurseiro por aí que ainda fica em dúvida sobre essa questão. “Através de” remete à ideia de atravessar algo. Já “Por meio de” faz menção à ferramenta usada para essa finalidade. Por exemplo: “O aluno viu através da janela as anotações da professora” e “Bianca aprendeu tudo por meio dos livros didáticos”.
5. Senão ou Se não
Muita gente fica com a pulga atrás da orelha a respeito dessa questão. “Senão” tem o mesmo sentido da expressão “caso contrário”. Já “Se não” remete a uma condição imposta. Exemplo: “Se não aprender a tocar flauta agora, ficarei chateado. Senão vamos tentar de uma outra maneira”.
6. Onde ou Aonde
Pensou nos maiores erros de português que os brasileiros cometem? Esse merece destaque. “Onde” remete a exata localização de alguém ou algum objeto. Já “Aonde” tem o mesmo sentido de “para onde”. Exemplo: “Onde estamos, Marcos?” e “Já conhecemos essa parte da cidade, aonde vamos agora?”.
7. Ratificar ou Retificar
O concurseiro que sempre teve dúvida sobre essa questão nunca mais vai errar. “Ratificar” é a mesma coisa que confirmar algo. Já “Retificar” significa corrigir uma informação errada. Exemplo: “João ratifica que compreende as dúvidas dos seus alunos” e “ A partir de hoje, você mesmo já consegue retificar os erros cometidos no trabalho”.
8. Maiores erros de português que os brasileiros cometem: A fim ou Afim
Sempre teve dúvidas sobre essa questão, concurseiro? Relaxa. “A fim” remete a intenção de fazer algo, propósito ou finalidade. Já “Afim” indica semelhança entre coisas ou situações. Exemplo: “Silvana está a fim de namorar Osvaldo” e “O casal se separou, já que os objetivos de vida não eram mais afins”.
9. A nível de ou Em nível de
“A nível de” remete ao sentido de nivelar algo ou equiparação. Já “Em nível de” tem o mesmo sentido da expressão “em termos de”. Vamos ao exemplo para ficar claro: “Em nível de erros de Matemática e Física, prometo auxiliá-lo a chegar a um nível no qual jamais imaginava alcançar antes na vida”.
10. À medida que ou Na medida em que
O último dos maiores erros de português que os brasileiros cometem também pega muito concurseiro na hora da redação. “À medida que” faz menção à proporcionalidade de algo, ou seja “à proporção que”. Já “Na medida em que” remete a um questionamento específico. Exemplo: “À medida que você aprende os conteúdos, consegue ficar menos ansioso, na medida em que poderá ter mais chances de ser aprovado nas provas de qualquer concurso público”.