10 lugares na Terra que parecem ser de outro planeta

Desde desertos inóspitos até geleiras quase inexploradas, passando por cavernas e vulcões, veja os lugares na Terra que parecem ser de outro planeta.

A Terra é um lugar de paisagens únicas e lindas, tanto que algumas até parecem ser de outro planeta. Muitos desses lugares foram modificados pela mão do homem para serem vistos como são, mas outros foi a própria natureza que decidiu dar-lhes uma forma, cor ou característica especial que os tornam únicos.

continua depois da publicidade

Quer fazer um breve passeio por estes lugares incríveis e surreais? Então continue lendo a seguir.

10 lugares na Terra que parece ser de outro mundo

Leia também

1. Parque Provincial dos Dinossauros, Canadá

Localizado em Alberta, Canadá, o Parque Provincial dos Dinossauros é um Patrimônio Mundial da UNESCO que abriga algumas das descobertas paleontológicas mais importantes do mundo. Este parque pré-histórico parece ter saído diretamente de um filme da franquia Jurassic Park.

2. Olho do Saara, Mauritânia

Também conhecida como “Olho do Saara”, a estrutura Richat tem sido um dos principais pontos de interesse desde as primeiras missões espaciais. Sim, porque dada a sua forma circular, acreditava-se que a formação com cerca de 45 quilômetros de diâmetro teria surgido devido ao impacto de um meteorito.

continua depois da publicidade

No entanto, hoje estima-se que esta estranha feição geográfica localizada no deserto do Saara, na Mauritânia, se formou quando uma cúpula vulcânica endureceu e sofreu erosão gradual, expondo as camadas rochosas.

3. Vulcão Kawah Ijen, Indonésia

O vulcão ativo Kawah Ijen, na região de Banywang (Java), é um dos vulcões mais extraordinários da Terra. Em vez de produzir a habitual lava vermelha e fumaça preta, suas atividades subterrâneas resultam em lava azul elétrica e chamas subindo no ar.

O fenômeno há muito fascina os cientistas, isso porque o vulcão tem um dos níveis de enxofre mais altos do mundo e quando os gases sulfúricos entram em contato com temperaturas do ar acima de 360°C, a lava fica azul.

4. Canal Lemaire, Antártica

O Canal Lemaire na Antártica é um estreito espetacularmente belo, cercado por altas falésias cobertas de neve. Tem profundidade máxima de cerca de 150 metros e comprimento total de 11 quilômetros e largura máxima de 1,6 quilômetros.

continua depois da publicidade

Nesta zona podemos encontrar e observar uma grande variedade de fauna, como baleias-minke-antártica, orcas, focas e pinguins. Há também um grande deserto de neve e gelo com vários picos com altitudes de cerca de 1.000 metros, popularmente chamado de “Cemitério das Geleiras”.

5. Waitomo Caves, Nova Zelândia

A famosa atração de Waitomo leva os visitantes às profundezas de um antigo sistema de cavernas como nenhum outro na Terra. Lá embaixo, inúmeras luzes brilham como estrelas subterrâneas. Mas são os vaga-lumes que apontam o caminho, proporcionando uma experiência de outro planeta.

6. Salinas de Maras, Peru

As Salinas de Maras no Peru são uma série de terraços de sal que foram construídos em uma encosta íngreme. A vista desses imensos bancos de sal contra o fundo das montanhas andinas é verdadeiramente impressionante.

continua depois da publicidade

7. Salar de Uyuni, Bolívia

Este deserto de sal é o maior em área do mundo, com uma superfície de 12.000 quilômetros quadrados. Está localizado no sudoeste da Bolívia e é composto por um total de 11 camadas de sal, cada uma com espessura entre 1 e 10 metros.

Isso significa que é uma das maiores reservas de lítio do planeta. Não é de surpreender que mais de 60 mil turistas o visitem todos os anos.

8. Parque Natural de Bardenas Reais, Espanha

O Parque Natural das Bardenas Reais na Espanha é uma paisagem semi-desértica com estruturas rochosas únicas causadas pela erosão do vento e da água. As formações parecem esculturas alienígenas emergindo do solo.

9. Tsingy, Madagáscar

Os Tsingy são grandes áreas de calcário e rochas ​​feitas de conchas fossilizadas, que podem ser quebradas com os dedos. Os estranhos e afiados pináculos calcários são o produto de milhões de anos de erosão, quando Madagáscar ainda estava ligada ao continente africano.

continua depois da publicidade

10. Deserto de Wadi Rum, Jordânia

Wadi Rum, também chamado de Vale da Lua, não só parece um lugar fora do planeta, como também foi palco para as filmagens da franquia Star Wars. Esculpido entre as imensas rochas de arenito e granito que dominam a paisagem, é o maior vale da Jordânia e atrai turistas de todo o mundo.

Leia também

Concursos em sua
cidade