Saber falar e escrever em inglês é essencial para quem deseja conseguir excelentes oportunidades nos estudos e na área profissional. Por isso, muitas pessoas acabam procurando cursos presenciais ou on-line para aprender o idioma e se tornar fluente. Porém, mesmo após fazer esses cursos, algumas pessoas sentem a necessidade de ir em busca de outros métodos para melhorar o idioma e ter mais segurança na hora de se comunicar.
Um desses métodos é a adoção de hábitos diários. Se você é uma dessas pessoas, saiba que o Concursos no Brasil selecionou 10 hábitos que podem ajudar a aprimorar o seu inglês e, enfim, fazer você se tornar fluente no idioma. Mas, se você fez nenhum curso e está querendo aprender a língua, esses hábitos também vão te ajudar a alcançar o esse objetivo. Confira, a seguir.
10 hábitos que ajudam a melhorar o seu inglês
1. Leia notícias em inglês
Que tal saber sobre o que acontece no mundo afora em inglês? Isso mesmo. Ler notícias em inglês é um dos hábitos que pode ajudar a melhorar o idioma. Para isso, você pode ler o noticiários norte-americanos ou britânicos, como The New York Times, The Washington Post e o The Guardian. Fazendo isso, você conhecerá, por exemplo, as expressões mais usadas e palavras novas, o que ampliará o seu vocabulário.
2. Evite traduzir
Sempre quando estamos aprendendo um novo idioma, seja ele o inglês, francês ou alemão, procuramos sempre traduzir as palavras e expressões que estamos conhecendo. Mas isso é um erro e pode te atrapalhar a melhorar o seu inglês. É que fazendo isso, você pode correr o risco de não aprender o idioma tal como ele é, tendo em vista as duas línguas são diferentes entre si. Então, de hoje em diante, adote o hábito de não traduzir.
3. Converse em inglês
Se você tem um amigo que também está querendo melhorar o inglês ou se você conhece algum nativo, adote o hábito de conversar em inglês com eles. Ao fazer isso, você irá aprender as expressões e palavras que são usadas no dia a dia, as gírias e ainda sobre os costumes de habitantes de países que falam o idioma. Além disso, irá aprimorar a sua pronúncia. Tudo isso, por consequência, ajudará você a aperfeiçoar o seu inglês.
4. Leia em inglês sobre assuntos de seu interesse
Além de ler notícias em inglês, você também pode adotar o hábito de ler sobre assuntos de seu interesse para melhorar o idioma. Isso vai ajudar a tornar o processo mais prazeroso e menos maçante.
5. Faça anotações
Outro hábito que pode ajudar a aprimorar o seu inglês é fazer anotações em um caderno ou até mesmo no bloco de notas do seu celular. Sempre que aprender uma palavra ou expressão nova, anote. Você pode anotar também aqueles termos que não entendeu muito bem, para quando estiver com tempo pesquisar sobre eles. Outra dica é escrever ou digitar seus pensamentos em inglês. Isso ajudará você a construir frases e expandir o seu vocabulário.
6. Assista a filmes e séries com legenda e áudio em inglês
Com o hábito de assistir a filmes e séries com legenda e áudio em inglês, você irá aprender palavras e expressões novas, além de gírias. Isso, por consequência, irá ampliar o seu vocabulário.
7. Ouça músicas em inglês
Um hábito que pode ajudar a melhorar o seu inglês é ouvir músicas nesse idioma. Com isso, você irá ampliar o seu vocabulário e, de quebra, aperfeiçoar o seu listening.
8. Converse sozinho
Isso mesmo. O hábito de conversar sozinho em inglês irá ajudar você a construir estruturas da língua e a saber inserir as palavras, expressões e gírias em conversações. Além disso, irá aperfeiçoar a sua pronúncia.
9. Mude o idioma do seu celular para o inglês
Hoje usamos o seu celular para fazer praticamente tudo, desde fazer uma simples ligação ou até mesmo para desempenhar funções do trabalho. Que tal então mudar as configurações do dispositivo e dos aplicativos para o inglês? Como estamos com o aparelho sempre às mãos, ao fazer essa mudança, será possível ter contato com o idioma diariamente e, com isso, ampliar o vocabulário.
10. Inclua em seu dia a dia o estudo do inglês
Outro hábito que pode ajudar a melhorar o seu inglês é incluir em seu dia a dia o estudo desse idioma, nem que seja só por alguns minutos. É que o contato diário com o inglês, irá permitir que você aprenda – e fixe – as palavras, estruturas da língua e expressões usadas no dia a dia pelos nativos.