Os hábitos que parecem bobos, mas que aumentam a inteligência, devem ser incorporados na rotina do concurseiro que quer se dar bem nas provas de um disputado certame. Quando estimulamos o nosso cérebro constantemente e da maneira correta, ele vai se tornar mais elástico, aprimorando a memorização, cognição e concentração.
Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 10 hábitos que parecem bobos mas que aumentam a inteligência. Continue conosco até o fim da leitura para conhecê-los e incluí-los em sua rotina, caso esteja focado na sua aprovação em um concurso público.
Hábitos que parecem bobos mas que aumentam a inteligência
1) Não reclamar
O concurseiro que reclama o tempo todo da vida, das pessoas e até do mundo, precisa eliminar esse hábito por completo da sua rotina. As reclamações agravam ainda mais as dificuldades e não vão mudar em nada uma situação desfavorável. Ademais, queixas frequentes mantêm o seu foco no problema e não na procura por uma solução viável para aquilo que te aflige, entendeu?
2) Estimular constantemente o cérebro
Outro dos hábitos que parecem bobos mas que aumentam a inteligência. Não tem jeito, o nosso cérebro precisa ser estimulado o tempo inteiro. Por isso, o concurseiro precisa realizar atividades diferentes às quais não está acostumado, já que elas desafiam a mente, aumentam o número de sinapses neurais e turbinam a concentração.
3) Praticar atividades físicas
Você sabia que a prática de exercícios físicos, além de fazer um bem danado para a nossa saúde, pode estimular a mente a vencer desafios e aumentar o foco, concurseiro? É verdade. Por isso, se você é uma pessoa sedentária, recomendamos começar a suar a camisa. Mas antes de se matricular na academia, é indicado fazer uma consulta médica.
4) Ter mais empatia
Pensou nos hábitos que parecem bobos mas que aumentam a inteligência? Esse não poderia faltar. O concurseiro que é uma pessoa mais empática com os outros ao seu redor, pode se tornar mais inteligente no dia a dia. Essa conexão emocional é importantíssima para ele conseguir ter um maior controle das suas emoções e sentimentos.
5) Hábitos que parecem bobos mas que aumentam a inteligência: Leitura diária
A leitura diária, nem que seja por apenas 30 ou 40 minutos, pode exercitar ainda mais o cérebro, aumentar a concentração, a capacidade de raciocínio e escrita. O saudável hábito de ler pode levar o concurseiro a refletir sobre o mundo, além de aprimorar o seu pensamento analítico. Trata-se de um baita estímulo para a sua capacidade mental.
6) Ter um sono de qualidade
Você dorme bem, concurseiro? Um sono de qualidade é primordial para consolidar as memórias, aumentar o número de conexões neurais, relaxar a mente e fixar as informações aprendidas recentemente. Por isso, é importantíssimo dormir por, pelo menos, sete horas ininterruptas todas as noites.
7) Exercite a escuta ativa
O concurseiro que escuta mais do que fala também pode estar aprimorando a sua inteligência, mesmo sem perceber. Quando escutamos aquilo que está ao nosso redor, conseguimos absorver informações que podem ser úteis e, por vezes, até mudar a nossa percepção (errônea) sobre algo.
8) Seja curioso
Viu como os hábitos que parecem bobos mas que aumentam a inteligência são importantes? Para o concurseiro expandir ainda mais o seu conhecimento, ele precisa ser um curioso nato. A curiosidade leva a valiosas descobertas que podem ser de grande valia nos estudos e até na vida.
9) Otimize o seu tempo
Você sabia que ter uma rotina de estudos prática e organizada pode deixar o funcionamento do cérebro mais eficiente, concurseiro? É verdade. Por isso, recomendamos gerir o seu tempo com a máxima sabedoria, estipulando metas, prioridades e reservando um período para o descanso. Com organização, é possível fazer tudo.
10) Questione o que você já sabe
O último dos hábitos que parecem bobos mas que aumentam a inteligência. O concurseiro que deseja ampliar os seus horizontes, precisa aprender a questionar aquilo que já sabe e tem como algo “certo”. Aos poucos, é possível notar que a sua bagagem intelectual está aumentando, fazendo o seu cérebro aprender cada vez mais.