O calor nos afeta de várias maneiras. Dificulta o desempenho no trabalho, diminui a produtividade e até mesmo o sono pode ser incômodo. Para deixar os dias mais quentes mais confortáveis, muita gente apela para o uso do ar-condicionado, que é muito eficiente, mas pode pesar na conta de luz.
Felizmente, existem algumas dicas práticas para evitar o calor sem precisar ligar este aparelho. Continue lendo e veja abaixo.
Como se livrar do calor sem ar-condicionado?
1. Remova cortinas e tapetes escuros
Para manter a casa fresca, remova cortinas e tapetes escuros. Se tiver persianas, use-as para bloquear o calor entre as 12h e as 16h. Se não tiver, opte por cortinas de tecido branco ou claro.
2. Refresque o chão
Uma maneira eficaz de baixar a temperatura é esfregar o chão com água fria, especialmente em locais com pisos cerâmicos. Se tiver terraço ou varanda, jogue água fria nos momentos mais frescos do dia para ajudar a resfriar o ar que entra em casa.
3. Evite fontes de calor
Para manter a casa mais fresca, evite deixar muitas luzes acesas por longos períodos. Ao cozinhar, use o forno e o fogão por curtos períodos ou opte por pratos frios. Evite também o uso prolongado de eletrodomésticos que geram calor.
4. Distribua plantas pela casa e regue-as
Coloque plantas no terraço, varanda, janelas e áreas internas. Regue-as à noite para aproveitar melhor a água e aumentar a umidade do solo, o que ajudará a resfriar o ar que entra em casa.
5. Descarte as lâmpadas incandescentes
As lâmpadas incandescentes convertem a maior parte da energia que utilizam em calor. Trocá-las por lâmpadas LED não só terá impacto na sua conta de luz, mas também ajudará a combater o calor em casa.
6. Coloque gelo ou água fria na frente de um ventilador
Outra dica útil é colocar água fria ou gelo na frente do ventilador enquanto ele estiver funcionando. Isso fará com que o ventilador expulse o frescor da água ou do gelo, deixando o ambiente fresco.
A ideia é que o gelo gere ar frio ao seu redor e o ventilador expulse esse ar. É uma alternativa perfeita ao ar condicionado. Contudo, evite sentar-se bem na frente do fluxo de ar para não ficar resfriado.
7. Tome banho com água fria
Tomar banhos com água fria ajuda seu corpo a se tornar mais adaptável às mudanças de temperatura. Mas não faça isso logo após sair de um ambiente quente. É melhor passar algum tempo se refrescando em frente ao ventilador antes de entrar no chuveiro.
8. Opte por roupas de cama respiráveis
Roupas de cama em algodão são ideais durante todo o ano devido à sua maciez, respirabilidade, absorção e propriedades antialérgicas. A qualidade é determinada pela contagem de fios, sendo que quanto maior, mais agradável o lençol.
9. Feche as portas dos cômodos não utilizados
Se ninguém estiver usando um cômodo sem ventilação, feche a porta dessa área para manter o ar frio confinado apenas nos locais ocupados da casa.
10. Use panos frios no pescoço ou nos pulsos
Por fim, coloque um pano frio ou bolsas de gelo nos pulsos, ou no pescoço para resfriar o corpo. Esses pontos de pulsação são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos à pele, então você refrescará mais rapidamente.