10 erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho

Se você acabou de conseguir o primeiro emprego, fique por dentro dos 10 erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho.

Existem erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho e que devem ser evitados a todo custo. O ambiente corporativo está cada vez mais exigente com os talentos, cobrando diversas habilidades técnicas e comportamentais para que os resultados sejam alcançados, além das expectativas atendidas. Por mais que a trajetória de um profissional tenha vários desafios e obstáculos, é fundamental ter em mente que os equívocos podem acontecer, já que fazem parte do processo.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos esta matéria que selecionou 10 erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho. Se você conseguiu o primeiro emprego e está com a empolgação e a confiança nas alturas, não deixe de ler até o fim para descobrir o que deve ser evitado dentro do ambiente corporativo. Afinal de contas, a sua evolução profissional precisa ser mais rápida e com menos experiências negativas. Confira.

Erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho

Leia também

1) Achar que sabe tudo da sua área de atuação

Mesmo que você tenha uma boa formação intelectual e investido muito em sua carreira, saiba que ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Ou seja, é humanamente impossível dominar tudo a respeito da sua área de atuação. Achar que sabe tudo e que não precisa aperfeiçoar os seus conhecimentos ao longo da vida é um dos erros que jovens profissionais cometem. Seja um estudante vitalício e saia no lucro.

2) Não dar a devida importância para o networking

Outro dos erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho. Muitos profissionais em início de carreira acham que não precisam criar uma rede de contatos ou parcerias. Isso é um equívoco que pode sair bem caro no futuro. Um networking pode ser útil para conseguir uma recolocação ou até em caso de uma eventual transição de carreira.

continua depois da publicidade

3) Não se preparar devidamente para as reuniões

Mais um dos erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho. Aquele talento que não se prepara devidamente para as reuniões da empresa pode demonstrar que não está se dedicando como deveria aos objetivos da organização. O despreparo para um encontro tão importante como esse soa como falta de interesse e pode manchar a sua reputação profissional.

4) Erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho: Se envolver em fofocas

O talento que está no início da vida profissional e vive se envolvendo com fofocas a respeito dos demais colegas de equipe ou criticando os superiores, pode ter a sua carreira prejudicada. Sendo assim, mantenha sempre o foco em suas atividades e incentive os outros a fazer o mesmo. Esse tipo de comportamento semeia discórdia, cria inimizades e provoca uma sensação de insegurança dentro do ambiente de trabalho.

continua depois da publicidade

5) Fazer apenas o necessário

Se você é daqueles profissionais que só faz o “dever de casa” no dia a dia dentro da empresa, pode não ganhar destaque entre os seus colegas e muito menos terá o direito de pedir aumento de salário, além de não ser cogitado para aquela promoção. O jovem talento precisa sempre ir além do que é solicitado e dar o melhor de si. Faça mais, ofereça mais.

6) Não usar trajes profissionais

Pensou nos erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho? A forma como o talento se veste para ir para a empresa costuma ser avaliada pelos superiores e até pelos outros colegas. Se você não tem o hábito de se trajar profissionalmente, é melhor repensar essa questão, para não prejudicar a sua carreira. Além de causar uma boa impressão nos clientes, o traje adequado para a ocasião passa mais credibilidade.

continua depois da publicidade

7) Não revisar e-mails antes de enviar

Você sabia que os e-mails enviados para os clientes, fornecedores, colegas de equipe e até superiores têm o poder de prejudicar o seu trabalho e a sua carreira? É verdade. Mensagens eletrônicas com erros de concordância, gramática e com um tom de linguagem inadequado para a ocasião, não são recomendadas. Não deixe de revisar todo e-mail enviado no trabalho.

8) Sentir vergonha em pedir ajuda

Esse também é outro dos erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho. Solicitar auxílio de um outro colega de equipe nunca foi vergonha e muito menos sinal de fraqueza. É preferível você pedir ajuda de alguém do que realizar a tarefa na base do achismo e receber um feedback negativo. Está sobrecarregado de atividades ou em dúvida sobre algum processo? Relaxa, pois é só pedir aquele “help” no escritório.

continua depois da publicidade

9) Erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho: Não ser proativo

A proatividade é uma das competências comportamentais mais necessárias dentro do ambiente corporativo. Se você é daqueles talentos que não é proativo no escritório, a sua carreira também pode ser prejudicada. Ter a capacidade de se antecipar às necessidades da organização e oferecer soluções viáveis, sem esperar ser solicitado para tal, é uma atitude inteligente e sensata.

10) Não aprender com os erros

O último dos erros que todo mundo comete sendo jovem no mercado de trabalho. Todas as pessoas, sem exceção, cometem falhas no ambiente corporativo. Isso é um fato. Ao invés de sucumbir à frustração, ao desânimo ou ficar apático, que tal aprender com eles? Procure identificar onde você errou, aprenda novamente a fazer a coisa da maneira certa e nunca mais esqueça a lição. Isso faz parte do amadurecimento profissional.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade