A decepção amorosa é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram a orientação de um psicólogo em questões relacionadas aos seus relacionamentos afetivos.
Trata-se de um fenômeno psicológico profundamente ligado ao luto, pois está associado a um sentimento de perda que, por sua vez, pode causar dor emocional. Nesse contexto, a pessoa precisa ajustar seus sentimentos à realidade de que o relacionamento esperado não se concretizará.
Isso muitas vezes vem acompanhado de frustração e tristeza, pois quem vivencia essa situação criou expectativas sobre uma vida compartilhada com alguém especial e, ao enfrentar uma crise, percebe que seus planos foram por água abaixo.
A boa notícia é que é possível superar uma crise emocional causada pela decepção amorosa, e na maioria dos casos, basta seguir algumas dicas que farão você enxergar as coisas de outra perspectiva.
Como superar uma decepção amorosa e seguir em frente?
1. Ocupe sua mente
O ditado “mente vazia, oficina do diabo” destaca a importância de manter a mente ocupada para evitar pensamentos negativos. Isso ajuda a evitar a ruminação psicológica, permitindo que você se concentre em aspectos positivos e construtivos da sua vida.
2. Aprenda a tolerar o desconforto
Em vez de tentar bloquear completamente pensamentos ou memórias relacionados à decepção amorosa, é importante aceitar que eles podem surgir. Criar situações que expõem você a experiências agradáveis ou estimulantes pode desviar a atenção desses pensamentos, facilitando o processo de superação.
Saia com amigos, explore atividades saudáveis e retome a vida que existia antes do relacionamento. Isso ajuda a evitar que você fique preso às lembranças do passado.
3. Não se dedique a culpar a outra pessoa
Culpar a outra pessoa pode criar um ciclo de pensamentos negativos. Em vez disso, busque compreender a situação de maneira mais objetiva e centrada. Tente se distrair para encontrar fontes de alegria, evitando assim alimentar a tristeza.
4. Não comece um novo relacionamento
Esse não é o momento ideal para começar um novo romance. Aproveite o tempo para ficar consigo e curar as feridas abertas, antes de se relacionar com outra pessoa.
5. Cuide da sua saúde
Mesmo em momentos de desconforto emocional, não negligencie seu bem-estar físico. Garanta um sono adequado, mantenha uma boa higiene, adote uma alimentação saudável e pratique exercícios moderados. Cuidar do corpo contribui para uma melhor gestão das emoções durante esse período difícil.
6. Cerque-se de pessoas que amam você
Embora possa parecer natural que você queira ficar sozinho, não é bom se isolar dos entes queridos ou deixar de fazer as atividades que antes gostava. Reserve um espaço na sua semana para conversar e/ou encontrar com seus amigos, conversar com seus pais, irmãos e familiares.
7. Aprenda algo novo
Pintar, costurar, cozinhar, viajar, estudar um novo idioma ou algo que você sempre sonhou aprender pode te encher de energia e renovar seus pensamentos.
8. Valorize sua autoestima
Muitas vezes, um desgosto acaba levando à perda de autoestima e ao aumento da insegurança. Portanto, reconecte-se consigo e recupere o seu amor-próprio.
9. Respire ar fresco
Faça atividades ao ar livre em ambientes naturais onde possa respirar ar puro e recarregar baterias num ambiente de paz e serenidade.
10. Não reprima seus sentimentos ou suas lágrimas
O choro é uma das formas de expressão emocional e canalização da dor que mais produz alívio. Não segure as lágrimas, mostre o que você sente. Chorar não o tornará mais vulnerável, e também é uma forma de reduzir os níveis de estresse no corpo.