Existem valiosas dicas para superar a preguiça de estudar e que podem aumentar as chances do concurseiro ser aprovado em um certame, se elas forem seguidas à risca. Mesmo que a fase de preparação para as provas seja desgastante, é preciso manter o foco e a disciplina para continuar aprendendo com a máxima eficiência. Afinal de contas, esse período vai passar.
Se você estiver se sentindo desanimado com os estudos, com vontade de jogar tudo para o alto e desistir de vez da sua aprovação, vai mudar de ideia quando acabar de ler esta matéria até o fim. Selecionamos 10 dicas para superar a preguiça de estudar que podem te manter muito mais motivado no dia a dia. Confira.
Dicas para superar a preguiça de estudar
1) O seu ambiente de estudos precisa ser confortável
Para o concurseiro não sucumbir de vez à preguiça, precisa se valer de um ambiente de estudos que ofereça o conforto necessário ao aprendizado efetivo. Por isso, dê preferência para um local limpo, bem arejado, que tenha móveis que permitam uma boa ergonomia, silencioso, sem poluição visual e trânsito de pessoas.
2) Tenha um bom planejamento
Outra das dicas para superar a preguiça de estudar. O concurseiro precisa contar com um planejamento realista na hora do aprendizado diário. Quando você já tem um cronograma bem definido, a sua rotina fica muito mais organizada e produtiva no dia a dia. E isso dá mais ânimo. O que não vale é se sentar na mesa para aprender sem a mínima noção dos assuntos do dia ou do que vai fazer.
3) Divida suas atividades
Mais uma das dicas para superar a preguiça de estudar. Se você tem muito conteúdo para aprender, uma alternativa inteligente é dividi-lo em pequenos blocos. Dessa maneira, a sua mente vai ficar manter o foco em cada um deles separadamente e não em tudo de uma vez, entende? Essa tática pode te ajudar a ter mais disposição para encarar os desafios dessa fase.
4) Dicas para superar a preguiça de estudar: Cumpra todo o seu cronograma diário
De nada adianta o concurseiro estabelecer que vai estudar três assuntos por dia, por exemplo, e não honrar com esse compromisso até o fim do horário de estudo. Aí a preguiça vai bater mesmo, por causa do inevitável acúmulo de conteúdo. Dessa forma, é necessário cumprir todo o seu cronograma diário, para que a sua produtividade se mantenha em alta, assim como a sua motivação.
5) Evite as distrações
Você já reparou que quando estamos com preguiça qualquer coisa vira desculpa para não estudar? Pois é. Por isso, o concurseiro precisa evitar qualquer tipo de distração, especialmente as digitais. Elas fazem o candidato perder um tempo precioso que poderia estar sendo empregado na aquisição do conhecimento, além de não agregar valor em sua rotina.
6) Intercale os assuntos
Essa também é outra das dicas para superar a preguiça de estudar. O ideal é que o concurseiro consiga intercalar as disciplinas exigidas pelo edital. Por quê? Simples. Quando você estuda uma matéria de Exatas e, logo em seguida, uma de Ciências Humanas, o seu cérebro fica menos cansado e consegue assimilar melhor as informações. Além disso, é muito mais difícil manter a concentração no mesmo assunto por várias horas seguidas.
7) Visualize as benesses da carreira pública
Quando bater aquela preguiça de estudar para o concurso, que tal pensar nas principais vantagens que a carreira pública oferece? Reflita bem sobre cada uma delas e imagine como a sua vida pode mudar para melhor, caso seja aprovado. Lembre-se de que é possível desfrutar de todos os benefícios, só depende de você, concurseiro.
8) Dicas para superar a preguiça de estudar: Faça pausas regulares
O candidato que estuda várias horas ininterruptas para as provas do concurso, seja para ganhar tempo ou terminar mais cedo, pode estar prejudicando o seu aprendizado. O nosso cérebro precisa de pausas periódicas para relaxar, manter a sua elasticidade e reter as informações necessárias. Por isso, a cada duas horas de estudos intensos, faça um intervalo de 15 minutos.
9) Não procrastine
Se você está com preguiça de estudar, ficar procrastinando não vai mandá-la embora, pelo contrário, só vai aumentar o desânimo. Por isso, concurseiro, evite procrastinar, por mais que seja complicado. A procrastinação não agrega nenhum valor, aumenta o nível de ansiedade, faz acumular conteúdo e atrasa o seu cronograma de estudos.
10) Se dê pequenas recompensas
A última das dicas para superar a preguiça de estudar. Conseguiu alcançar a sua meta diária em seu cronograma? Muito bom. Agora, que tal se recompensar com pequenos mimos para continuar se mantendo motivado? Pode ser um banho morno no meio da tarde, uma xícara de café, uma guloseima da sua preferência, um pedaço de chocolate, escutar a música que mais gosta ou assistir meia hora da sua série favorita. Você merece.