A conta de luz está pesando no seu bolso no fim do mês e você não sabe por onde começar para economizar energia elétrica em casa? Então você veio ao lugar certo. É que o Concursos no Brasil preparou uma lista com 10 dicas para economizar energia em seu lar e, por consequência, reduzir a conta de luz. Confira, a seguir, e não perca tempo. Coloque-as em prática desde já. O seu bolso agradece.
10 dicas para economizar energia em casa
1. Substitua as suas lâmpadas pelas de LED
Uma das dicas para economizar energia em casa e reduzir a conta de luz é substituir as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED. Essas são capazes de proporcionar uma economia de 80% em relação aos outros modelos. Não bastasse isso, as lâmpadas de LED duram mais, não exigindo manutenção frequente.
2. Não deixe os aparelhos em stand-by
Mesmo que não estejamos usando os aparelhos, eles continuam a consumir energia, pois geralmente ficam no modo stand-by. Sabe aquela luzinha que fica ligada quando desligamos, por exemplo, a TV, ou o timer do micro-ondas que fica ligado quando não estamos usando o eletrodoméstico? Então, esse é o modo stand-by ou o chamado “modo espera”.
Se você economizar energia em casa e reduzir a conta de luz, a dica, portanto, é após usar os aparelhos, desligá-los da tomada. Além disso, evite deixar os carregadores de celular e notebook ligados à tomada, depois do uso. E não carregue esses eletrônicos enquanto estiver dormindo.
3. Preste atenção no ar-condicionado
Outra dica para economizar energia e reduzir a conta de luz é prestar atenção no ar-condicionado. Antes de adquiri-lo, verifique se as dimensões do aparelho são adequadas ao tamanho do ambiente onde deseja instalá-lo.
Após adquirir o ar-condicionado, instale-o em áreas que não fiquem expostas continuam ao sol. Ao usá-lo, mantenha as janelas e portas fechadas.
4. Passe as roupas de uma só vez
Que tal definir um momento para passar as roupas de uma só vez? Esse é um truque que ajuda a economizar a energia e, logo, reduzir o valor da conta de luz. Além disso, sempre utilize a temperatura adequada para cada tipo de tecido. As roupas leves podem ser passadas com o ferro desligado.
5. Nada de banhos longos
Nada melhor do que depois de um dia corrido, chegar em casa e tomar aquele banho longo quentinho. É, apesar de ser uma boa pedida para aliviar o cansaço, o banho longo pesa em seu bolso no fim do mês. Isso porque, o chuveiro elétrico é um dos vilões da conta de luz.
Então, se quer economizar energia, prefira tomar banhos de, no máximo, cinco minutos de duração. Nos dias quentes, coloque o chuveiro no modo “verão” ou “morno”. Com essa dica, além de reduzir a conta de luz, você ainda irá economizar água.
6. Tenha cuidado ao usar a geladeira
Economize energia em sua casa e reduza a conta de luz, tendo cuidado ao usar a geladeira. Ou seja, não utilize a parte de trás do eletrodoméstico ou do freezer para secar peças de roupas, calçados ou panos. Além disso, não abra a porta da geladeira a todo momento.
7. Mantenha o ar-condicionado sempre limpo
Mais uma vez o ar-condicionado entra nesta lista. É que quando o aparelho está sujo, ele pode se tornar um “grande inimigo” da conta de luz. Os filtros do ar-condicionado quando não higienizados são capazes de acionar o temporizador mais vezes para manter a temperatura, gerando mais consumo de energia.
Por isso, para economizar em casa, mantenha seu ar-condicionado sempre limpo e higienizado.
8. Observe a vedação da sua geladeira
Outra dica para economizar energia e reduzir a conta de luz é observar a vedação da sua geladeira, ou seja, verifique se a borracha do eletrodoméstico está em bom estado. Se não estiver, o frio pode estar vazando para o exterior, o que exige maior gasto de energia para manter a geladeira funcionando.
9. Prefira a luz natural
Dê preferência a luz natural se deseja economizar energia em casa. Não acenda luzes em ambientes que são naturalmente iluminados. Utilize as janelas, mantendo as cortinas abertas, de modo a permitir a entrada da luz natural nos ambientes. Além disso, adote o truque de pintar as paredes com cores claras, pois elas refletem a luz mais facilmente. Tudo isso, fará com que você acenda as luzes artificiais com menos frequência, reduzindo a conta de luz.
10. Escolha aparelhos de maior eficiência
Por fim, uma última dica para economizar energia e reduzir sua conta de luz é escolher aparelhos de maior eficiência, pois eles consomem menos energia elétrica. Ao comprar um aparelho para sua casa, observe se ele possui o selo do Inmetro e prefira os aparelhos da categoria A, aqueles de maior eficiência.