10 coisas que restaurantes não podem cobrar dos clientes

O concurseiro que está a par das coisas que restaurantes não podem cobrar dos clientes não paga nada indevidamente e evita prejuízos na hora das refeições.

Responda com toda sinceridade: você conhece as coisas que restaurantes não podem cobrar dos clientes, concurseiro? Muitas vezes, esses estabelecimentos comerciais acabam tendo lucros exorbitantes com a cobrança de algo que não poderia ser requisitado dos frequentadores.

continua depois da publicidade

Essa matéria selecionou 10 coisas que restaurantes não podem cobrar dos clientes. Se você é um concurseiro que sempre almoça fora de casa, recomendamos ler até o fim.

Coisas que restaurantes não podem cobrar dos clientes

Leia também
  1. Adicional de 10% não é obrigatório: o concurseiro não é obrigado a pagar a taxa de serviço referente ao atendimento do garçom. Ela é facultativa.
  2. Taxa pela perda da comanda: muitos bares estipulam um valor que deverá ser pago caso o cliente perca a sua comanda. Mas isso é ilegal e não pode ser cobrado.
  3. Taxa de desperdício de comida é ilegal: outra das coisas que restaurantes não podem cobrar dos clientes. Esses estabelecimentos não podem cobrar nenhum valor adicional, caso alguém deixe comida no prato.
  4. O cliente pode dividir o prato sem cobranças adicionais: o restaurante não pode cobrar do cliente que dividir o prato, já que ele não está deixando de pagar pela quantidade de comida servida.
  5. O cliente pode ir embora se o pedido demorar demais: se a paciência se esgotar por causa da demora do pedido, você pode ir embora e só pagar pelo o que já tiver consumido.
  6. Caso encontre algo estranho no seu prato, não é necessário pagar: se o concurseiro encontrar aquilo que não deveria durante a refeição, o estabelecimento não pode cobrar nada dele.
  7. É permitido entrar com comida em um restaurante, sem ônus: mais uma das coisas que restaurantes não podem cobrar dos clientes. Esses estabelecimentos não podem proibir os frequentadores de entrar com alimentos comprados antes.
  8. O ‘couvert’ artístico ou de petiscos só deve ser pago se o consumidor for avisado antes: se a casa não avisar o cliente sobre o pagamento obrigatório, assim que ele se sentar na mesa, ele não precisa pagar.
  9. Vale-refeição pode ser usado na hora do almoço e do jantar: o restaurante não pode se recusar a aceitar essa forma de pagamento, independentemente se o concurseiro estiver almoçando ou jantando.
  10. Entrada de crianças não pode ser cobrada pelo restaurante: essa prática é ilegal. O estabelecimento não pode barrar a entrada de crianças, desde que estejam acompanhadas de um adulto.
Leia também

Concursos em sua
cidade