Você conhece as coisas que mudaram a história do mundo e que estão presentes em nosso cotidiano até hoje, concurseiro? Desde os tempos primórdios, importantes descobertas foram realizadas para proporcionar ao ser humano mais facilidade, conforto, diversão e qualidade de vida.
Por isso, fizemos questão de elaborar essa matéria que selecionou 10 coisas que mudaram a história do mundo. Prossiga com a leitura para descobrir quais são elas e aprimore os seus conhecimentos para as provas do concurso público.
Coisas que mudaram a história do mundo
Fogo — entre 200 mil a 10 mil anos a. C.: o homem aprendeu a produzir fogo friccionando uma pedra na outra ou dois pedaços de madeira secos.
Escrita — 3.200 a.C.: o povo sumério criou o primeiro modelo de escrita que se tem registro na história da humanidade, a cuneiforme, que usava bambu e argila mole.
Roda — 3.000 anos a.C.: os sumérios inventaram a roda moldando um tronco de árvore, que ficou no formato redondo. Pouco tempo depois, as carroças surgiram.
Bússola — século XIV: os chineses desenvolveram um objeto que tinha uma agulha magnética que apontava para os dois polos terrestres. Com o passar dos séculos, a bússola foi ganhando inovações.
Prensa — ano 1450: o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa, onde as letras eram combinadas de tal maneira que formavam palavras diferentes.
Eletricidade — ano 1750: o norte-americano Benjamin Franklin, considerado o pai da eletricidade, criou o para-raios em seus experimentos laboratoriais.
Automóvel — ano de 1769: o engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot criou uma carruagem que era movida a vapor. Quase um século depois surgiria o automóvel.
Pilha — ano de 1800: o físico italiano Alessandro Volta foi o responsável por esse feito. A pilha desenvolvida gerava energia elétrica toda vez que um fio condutor era conectado a ambas às suas extremidades.
Computador — década de 1820: o inglês Charles Babbage foi a primeira pessoa a construir uma máquina parecida com um computador. A engenhoca contava com diversas engrenagens, rodas e realizava operações matemáticas programadas.
Geladeira — ano de 1834: os primeiros protótipos eram um buraco cheio de neve ou gelo que ficava na cozinha das casas. Mas o norte-americano Jacob Perkins desenvolveu o modelo que conhecemos hoje.