A trilogia de filmes “De Volta Para o Futuro”, dirigida por Robert Zemeckis e lançada nos anos 80, é uma verdadeira obra-prima do cinema. Estrelada por Michael J. Fox como Marty McFly e Christopher Lloyd como Dr. Emmett “Doc” Brown, a saga acompanha as aventuras de um jovem adolescente e seu excêntrico cientista amigo enquanto viajam no tempo a bordo de um carro modificado, o DeLorean.
Além de sua trama envolvente e personagens cativantes, a história se destacou por sua visão futurista que, de muitas maneiras, antecipou corretamente o desenvolvimento de diversas tecnologias e tendências que hoje fazem parte de nossa realidade. Veja algumas delas abaixo.
10 coisas que a trilogia de filmes “De Volta Para o Futuro” acertou
1. Videochamadas
Em “De Volta Para o Futuro Parte II”, lançado em 1989, Marty McFly usa um dispositivo semelhante a um telefone celular para fazer uma videochamada com seu chefe.
Esta cena antecipou com precisão o desenvolvimento das videochamadas, que se tornaram comuns em nosso cotidiano, graças a plataformas como o Skype, FaceTime, Meet e Zoom.
2. Óculos de realidade virtual
No mesmo filme, Marty recebe em sua casa um par de óculos de realidade virtual, chamados de “jogos holográficos”. Hoje em dia, temos dispositivos semelhantes, como o Oculus Rift e o PlayStation VR, que permitem aos usuários mergulharem em ambientes virtuais imersivos e jogos interativos.
3. Pagamentos móveis e biometria
Em “De Volta Para o Futuro Parte II”, também é possível ver Marty McFly pagando por seu lanche usando seu polegar em um leitor biométrico. Esta cena antecipou o advento dos pagamentos móveis e dos sistemas de autenticação biométrica, como a impressão digital e o reconhecimento facial, que são amplamente utilizados atualmente em vários dispositivos.
4. Roupas inteligentes e autoajustáveis
Talvez uma das imagens mais icônicas da trilogia seja a cena em que Marty calça um par de tênis que se amarram automaticamente. O conceito de tênis smart se tornou realidade com o lançamento do modelo Nike Mag em 2016, que apresentam o sistema de amarração automática.
Além disso, hoje em dia, temos uma variedade de objetos e acessórios inteligentes, como smartwatches e pulseiras fitness, que monitoram nossa saúde e atividades diárias.
5. Carros elétricos
Os filmes “De Volta Para o Futuro” apresentaram ao público o icônico DeLorean, um carro movido a plutônio e posteriormente a lixo. Embora a tecnologia de carros voadores ainda não seja amplamente disponível, a trilogia acertou em cheio a ascensão dos automóveis elétricos.
Atualmente, empresas como a Tesla estão liderando a revolução da eletromobilidade, oferecendo uma alternativa mais limpa e sustentável aos veículos movidos a combustível fóssil.
6. Tablets e telas táteis
Em “De Volta Para o Futuro Parte II”, é possível ver Marty Jr. sendo abordado por um garoto com um jornal digital em forma de tablet. Esta cena também acertou o desenvolvimento dos tablets e das telas táteis, que transformaram a maneira como consumimos mídia e interagimos com dispositivos eletrônicos.
7. Assistente virtual e controle por voz
Também no segundo filme da trilogia, é apresentada a personagem Jennifer utilizando um objeto portátil que se assemelha a um smartphone para se comunicar com seu assistente virtual.
O conceito antecipou a chegada de inteligências artificiais, como Siri, Alexa e o Google Assistente, que estão presentes no nosso dia a dia, em diferentes aparelhos, permitindo que realizemos várias tarefas usando apenas nossa voz.
8. Mídias sociais e compartilhamento de conteúdo
Em “De Volta Para o Futuro Parte II”, uma cena mostra Marty Jr. sendo demitido de seu trabalho devido às postagens incriminadoras em uma plataforma similar às mídias sociais.
Esta cena também acertou a ascensão das redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram, que se tornaram parte integrante de nossas vidas, permitindo o compartilhamento de conteúdo e o acesso instantâneo a informações.
9. Drones
“De Volta Para o Futuro” também acertou em relação ao uso de drones. Embora essa tecnologia não seja explorada diretamente nos filmes, podemos ver em algumas cenas, dispositivos semelhantes tirando fotos e levando cachorros para passear.
Apesar desta última função ainda não ter sido colocada em prática, os drones se tornaram uma tecnologia amplamente utilizada em diversos setores, como fotografia e filmagem, entrega de pacotes, mapeamento aéreo, inspeção de infraestruturas e muito mais.
Esses dispositivos voadores controlados remotamente têm a capacidade de captar imagens e vídeos aéreos de alta qualidade, além de executar várias tarefas de forma autônoma.
10. Cinema 3D
Durante a visita de Marty McFly ao ano de 2015, ele entra em um cinema e se depara com um holograma em 3D do filme “Tubarão 19”, dirigido por Max Spielberg, filho de Steven Spielberg. Nessa cena, um enorme tubarão holográfico salta em direção à tela, assustando Marty.
Essa breve cena demonstrou a visão futurista dos criadores da trilogia em relação ao cinema 3D. Hoje em dia, muitos filmes são lançados em formatos que utilizam óculos especiais para criar uma sensação de profundidade e realismo.