As capitais brasileiras mais baratas para se viver são consideradas boas opções para o concurseiro que está andando com a grana meio curta ou não pode gastar muito. Com o custo de vida mais acessível do que outras, essas cidades oferecem diversas vantagens para os seus habitantes.
Essa matéria selecionou as 10 capitais brasileiras mais baratas para se viver. Continue a leitura para conhecer quais são elas, caso esteja pensando em se mudar com a família ainda esse ano.
Capitais brasileiras mais baratas para se viver
- Florianópolis (Santa Catarina);
- Brasília (Distrito Federal);
- São Paulo (São Paulo);
- Aracaju (Sergipe);
- Palmas (Tocantins);
- São Luís (Maranhão);
- Rio Branco (Acre);
- Natal (Rio Grande do Norte);
- Cuiabá (Mato Grosso);
- Vitória (Espírito Santo).
Como o custo de vida é calculado?
Agora que você conhece as capitais brasileiras mais baratas para se viver, o cálculo do custo de vida de uma cidade tem como base as principais despesas de uma pessoa. Ou seja, é a média dos valores mensais pagos nos quesitos moradia, transporte, alimentação, educação, saúde, vestuário, serviços diversos e lazer.
Por isso, se você está pretendendo se mudar com a família para alguma capital com um menor custo de vida, leve em conta as necessidades, estilo de vida e, acima de tudo, o valor total da renda familiar. Para fazer o cálculo, o concurseiro também não pode se esquecer de todos os gastos extras do cotidiano.
Considere o seu salário
É relevante salientar que o custo de vida de qualquer cidade deve ter uma relação direta com o salário mensal do indivíduo. Lembre-se de que as suas despesas totais jamais devem ser maiores do que a sua receita.
Quando o concurseiro compreende o seu custo de vida e faz um bom planejamento financeiro, ele consegue até mesmo poupar ou investir, já que o seu salário pode render mais em uma cidade com o preço mais acessível para se viver.
Contudo, é conveniente salientar que, mesmo se o concurseiro tiver um alto salário, ele pode não ser suficiente para custear as suas despesas em uma determinada cidade. Por isso, antes de fazer as malas, é essencial estar por dentro das capitais brasileiras mais baratas para se viver.