Aprovação, nomeação, convocação e posse: qual é a diferença?

Conheça a diferença entre aprovação, nomeação, convocação e posse em concursos em geral, caso esteja pensando em entrar para a carreira pública no futuro.

Todo candidato que sonha em entrar para a carreira pública precisa conhecer a diferença entre aprovação, nomeação, convocação e posse em concursos. Tem muita gente por aí que não sabe que existem algumas etapas depois da realização das provas de um certame.

continua depois da publicidade

Por isso, elaboramos essa matéria que vai te mostrar a diferença entre aprovação, nomeação, convocação e posse em concursos. Se você está estudando para as provas de um disputado certame e está focado em passar nelas, recomendamos continuar a leitura até o fim.

Diferença entre aprovação, nomeação, convocação e posse

Aprovação

Leia também

Como o próprio nome sugere, a aprovação em um concurso público acontece quando o candidato alcança a pontuação necessária nas provas que garante que ele seja aprovado, dentro do número de vagas disponibilizadas pelo órgão público em questão. Ou seja, nada mais é do que a divulgação do resultado final de um certame.

Nomeação

Conhecer a diferença entre aprovação, nomeação, convocação e posse é essencial para o concurseiro. Essa etapa consiste no ato no qual acontece a atribuição dos cargos disponíveis aos aprovados em um concurso público. Ou seja, os candidatos que passaram nas provas têm o direito de serem nomeados para ocupar as respectivas funções que escolheram no momento da inscrição no certame.

continua depois da publicidade

Convocação

Trata-se do ato no qual todos os candidatos que foram aprovados e, por consequência, nomeados, são convocados para assumir os seus respectivos cargos no órgão público. O prazo máximo para acontecer a convocação de quem foi nomeado é de 30 dias. Esse processo ocorre por meio de publicações oficiais em sites institucionais ou em qualquer outro meio de comunicação escolhido pela entidade que promoveu o certame.

Posse

Está vendo que existe diferença entre aprovação, nomeação, convocação e posse? Esse processo é a última etapa. É quando são atribuídos os direitos, deveres e demais prerrogativas referentes ao cargo público em questão, ao candidato que foi convocado. Depois da convocação, ele precisa comparecer ao órgão ou entidade responsável pelo certame dentro do prazo estipulado para realizar todos os trâmites necessários para que a posse seja realizada.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade